NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 26.04.23 - 11h48

Prefeitura do Recife anuncia dez novas contenções de encostas no aniversário de 50 anos da URB

O anúncio aconteceu durante a cerimônia que comemorou metade de um século de existência da Autarquia de Urbanização do Recife 

A Autarquia de Urbanização do Recife (URB) chegou aos seus 50 anos de existência com muitos serviços prestados à sociedade civil. Para comemorar a marca, a presidência do órgão fez o anúncio de dez novas obras de contenção definitiva de encostas em áreas de risco da cidade, que iniciam no mês de maio. Também houve o lançamento do selo comemorativo aos 50 anos da URB pelos Correios e a assinatura de um convênio conjunto com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife para a produção de um livro de fotografias e imagens de obras realizadas pela URB. O banco de imagens utilizado será da própria Autarquia, realizado pela fotógrafa e servidora da casa Aurelina Moura. 

O evento em comemoração aos 50 anos da URB contou com a apresentação do coral formado pelos servidores da autarquia e apresentação de filmes com uma retrospectiva das ações do órgão nos últimos anos. Foram realizadas homenagens a funcionários e diretorias, além do descerramento da placa comemorativa e corte do bolo pelos 50 anos. “Temos muito a celebrar, mas temos muito mais a conquistar por um Recife mais justo e verdadeiramente democrático. O corpo de funcionárias e funcionários que fazem os 50 anos da URB Recife sabe que a sua história e realizações estão cravadas em cada canto e recanto da cidade”, festeja Luis Henrique Lira, presidente da Autarquia. 

HISTÓRIA - A URB é uma Autarquia criada em 7 de fevereiro de 1973. Entre as funções da casa destacam-se a promoção de estudos e projetos de urbanização, execução de obras de edificação e urbanização. Através do seu corpo de funcionários, a empresa materializa intervenções e articulações com a população em todas as regiões da cidade.

Em seu legado, a URB contribuiu com as legislações que definiam o projeto de cidade, como planos diretores e leis de uso e ocupação do solo. Também implementou a primeira lei de iniciativa popular, a lei do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social, o Prezeis, que consolida as comunidades nos espaços centrais da cidade assentadas nos alagados e no colar de morros que circundam o Recife. 

A URB responde por projetos de urbanização, obras e recuperação dos equipamentos púbicos em várias áreas. Fez a Policlínica do Ibura, a recuperação de patrimônios históricos culturais como o Teatro Santa Isabel, a construção do parque Dona Lindu, a urbanização do pátio de São Pedro, a requalificação da Rua da Aurora, entre outras obras importantes para a cidade. 

Também faz parte do elenco de ações estudos para a desobstrução do trânsito, com a materialização da Via Mangue, viadutos e túneis, como o Augusto Lucena e passarelas simbólicas como a da ZEIS Ilha de Deus. A URB fez a entrega de ciclovias e recuperou 60 km de passeios públicos por meio do Programa Calçada Legal. A previsão é executar aproximadamente 10 quilômetros em 2023. 

As pavimentações de ruas locais dos bairros, ZEIS e morros, encostas, escadarias e programas habitacionais fazem parte das ações da URB. A atenção aos morros foi bastante intensificada, e nos últimos dois anos a Prefeitura do Recife, por meio da URB, vem executando o maior volume de obras de infraestrutura em áreas de morro da história da cidade. Já são 65 obras de encostas entregues à população e mais 41 contenções estão sendo realizadas nos morros da cidade nesse momento. Essas intervenções de grande porte servem para eliminar potenciais pontos de riscos, garantindo a manutenção das moradias das famílias.

“A URB chega aos 50 anos de existência com seus servidores orgulhosos pelo trabalho que marca o coração desta cidade com ousadia, coragem e determinação para reverter as prioridades históricas dos contrastes sociais”, finaliza Luis Henrique.