NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 15h56

João da Costa empossa novo colegiado do CMAS

48 novos conselheiros atuarão junto à Prefeitura do Recife durante os próximos dois anos. 
 
O prefeito do Recife, João da Costa, deu posse, na tarde desta sexta-feira (15), ao novo colegiado do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), responsável pela formulação, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social. Durante a cerimônia, que ocorreu no Forte do Brum, foram empossados 48 novos membros do conselho (titulares e suplentes), eleitos no pleito realizado pela Prefeitura do Recife, em março deste ano.
 
Na ocasião, o prefeito João da Costa enfatizou sobre a importância da atuação dos conselheiros no trabalho junto à gestão, em prol da sociedade. “Gostaria de saudar os novos conselheiros e falar sobre o desafio enorme que é consolidar as políticas públicas de Assistência Social da cidade. Este é um desafio que é permanente e tem que se renovar a cada instante”, afirmou João da Costa.  Segundo o prefeito, a parceria junto ao Governo do Estado e a participação da sociedade civil “são fatores decisivos para a consolidação das políticas públicas voltadas na Área de Assistência Social”.
 
Formado por representantes da sociedade civil e também das diversas secretarias da Prefeitura do Recife, o CMAS tem papel fundamental dentro da gestão. “Ele tem a importância de deliberar o fundo municipal de Assistência Social, orientar e fiscalizar toda rede sócio assistencial do Recife, e, sobretudo, exercer o controle social de todas as políticas públicas implementadas pela prefeitura”, afirmou a secretária de Assistência Social e presidente da CMAS, Niedja Queiroz, que acrescentou. “É um espaço de consenso entre a sociedade e o governo”, disse Niedja.
 
Representando o novo colegiado da CMAS, a conselheira Valderlene Guimarães, falou um pouco sobre o intuito dos novos membros do Conselho Municipal. “A nossa intenção é aprender e ajudar no que for possível, àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social”, concluiu Valderlene. 
 
A cerimônia contou ainda, com a presença dos secretários municipais Eduardo Granja (Juventude) e Rejane Pereira (Mulher); da secretária executiva de Educação, Ivone Caetano; do coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; da assessora executiva de Assistência Social, Prazeres Barros; além de diversos representantes de entidades e militantes da Assistência Social.
 
CAMS – Atualmente existem 246 entidades inscritas no CMAS, e dessas, 76 disputaram a última eleição. Os 48 novos membros do conselho, eleitos no pleito realizado pela Prefeitura do Recife, no dia 23 de março, no auditório Capiba (15º andar do prédio da Prefeitura), têm o mandato de dois anos. Os conselheiros se reúnem mensalmente, na sede da Prefeitura, e também fazem encontros descentralizados nos diversos bairros das Regiões Político-Administrativas da Cidade (RPAs).