NOTÍCIAS

| 26.05.11 - 12h18

Moradores de habitacional participam de curso sobre gestão condominial

O objetivo é preparar os moradores para gerirem os destinos do habitacional, dentro das normas de administração de condomínios.

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Autarquia de Saneamento - Sanear está promovendo, a partir desta quinta-feira (26), um curso de Gestão Condominial direcionado aos novos moradores da 1ª etapa do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, localizado no bairro da Torre, na zona oeste da cidade. Ocupado por cerca de 130 moradores da comunidade Mangueira da Torre, os 32 apartamentos foram entregues pelo município no dia 10 de abril, dentro das ações de saneamento integrado em andamento na localidade.

Dividido em duas etapas (capacitação e oficinas), o evento será aberto a partir das 19h, nas dependências do Colégio Equipe, localizado na Avenida Beira Rio, a poucos metros da comunidade. Os encontros vão se repetir até o dia 15 de junho, com os locais e horários definidos a partir deste primeiro encontro. O objetivo da medida é preparar os moradores para gerirem os destinos do habitacional, dentro das normas legais de administração de condomínios. As orientações serão repassadas por cerca de dez técnicos da autarquia Sanear.

Nesta quinta-feira, a programação será pautada pela escolha de quatro síndicos, sendo um para cada bloco de oito apartamentos. Esses moradores formarão o conselho condominial, que ficará responsável pela administração de todo o habitacional. Durante a 1ª etapa do curso, serão colocados em discussão os temas Administração, Direitos e Deveres, Proibições, Organização de Assembléias, entre outros. Já a segunda e última etapa do curso vai constar de oficinas educativas reunindo crianças e adultos das 32 famílias participantes.

Todas as atividades programadas pretendem conscientizar os concessionários sobre a importância da participação comunitária na tomada de decisões que promovam a mudança de hábitos para quem passa a viver em ambientes coletivos. Segundo a gerente de Articulação Institucional e Comunitária da Sanear, Déborah Falcão, “o trabalho social está sendo pautado na metodologia participativa propiciando também à articulação de lideranças identificadas no habitacional nas ações desenvolvidas durante as duas etapas da capacitação”. Outras informações pelo telefone: 3355.1921 (Sanear).

Saiba mais - Além de um conjunto habitacional com 69 unidades, entregue em duas etapas, o projeto de urbanização em andamento na Mangueira da Torre compreende ainda a implantação do sistema de esgotamento sanitário, abastecimento d’água, pavimentação e drenagem de cinco ruas, quatro travessas e 16 acessos. Naquela comunidade, as ações estão sendo realizadas dentro dos padrões de saneamento integrado, o que envolve participação popular, controle social e práticas sustentáveis, através de um trabalho de educação sanitária e ambiental.