NOTÍCIAS

Cultura | 26.05.13 - 15h13

Geraldo: “A vida de Frei Damião foi um exemplo de paz e caridade”

[caption id="attachment_34529" align="alignnone" width="679"] Geraldo Julio e a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, participaram da missa no Convento de São Félix de Cantalice. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, participaram, na manhã deste domingo (26), da Missa Solene Santíssima Trindade, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina. A celebração era um dos momentos mais esperados entre as homenagens a Frei Damião, conhecido como o “Apóstolo do Nordeste”, que faleceu há quase 16 anos. O espaço ficou pequeno para a quantidade de fiéis e romeiros que foram à 15ª festa do religioso. A expectativa é que 70 mil pessoas passem pelo Convento entre os dias de celebração, que começou em 23 de maio e seguirá até o próximo dia 31, data em que o religioso faleceu.

Ao final da missa, presidida pelo arcebispo de Vitória da Conquista (BA), Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Geraldo Julio ressaltou a importância de Frei Damião como um exemplo que deve ser seguido por todos os recifenses. “Foi uma celebração linda e emocionante. É o momento em que a nossa cidade recebe romeiros do Nordeste inteiro. A vida de Frei Damião foi um exemplo de paz e caridade. Um exemplo que deve ser seguido, principalmente no mundo em que vivemos hoje”, destacou o prefeito.

Para dar suporte ao evento, a Prefeitura do Recife disponibilizou equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU); da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), além de agentes de saúde do Posto de Saúde da Família (PSF) João Rodrigues, localizado no bairro do Pina.



FREI DAMIÃO - Nascido Pio Giannotti, na Itália, em 5 de novembro de1898,Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997.Sua atuação no Brasil teve início na década de 1930, quando começou a atuar no Convento de São Félix da Ordem dos Capuchinos. Desde esse período, Frei Damião começou a ser venerado, principalmente, pelos nordestinos, por fazer peregrinações pelas cidades. Hoje, ele está prestes a se tornar o primeiro santo do Nordeste - seu processo de canonização encontra-se na fase final.