Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 26.05.16 - 13h04

Estudantes da Escola Municipal Dom Bosco participam do Dia D’Ciências

img_alt

Iniciativa teve o objetivo de contribuir com a formação dos estudantes, fortalecendo o processo investigativo e a prática de pesquisa (Foto: Cortesia)

 

Cerca de 300 alunos da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco participaram, na tarde dessa quarta-feira (25), da ação O Dia D’ Ciências, vivenciando as ciências da natureza e a matemática de maneira interdisciplinar e criativa. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, dentro do projeto Vivendo Ciências nas Escolas Municipais do Recife, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes, fortalecendo o processo investigativo e a prática de pesquisa.

As ações planejadas para o projeto contaram com presença de vários parceiros: Abramundo, FioCruz, Espaço Ciência e Programa SBPC Vai à Escola, entre outros. Foram desenvolvidas atividades diversificadas, como rodas de diálogos, exibição de filmes, palestras e exposições.

Segundo o professor de Educação Física Luiz Henrique da Silva, é importante trabalhar com os estudantes de maneira interdisciplinar, pois eles podem vivenciar, de maneira prática, teorias vistas em sala de aula. “Estamos aplicando um novo formato de aula, colocando em prática o que eles aprendem em sala de aula. Isso é muito bom para a formação integral dos alunos”, diz o docente.

Durante o encontro, foi exibido o curta "Poeira nas Estrelas", que conta a história do astrônomo Carl Sagan, um dos responsáveis pela divulgação cientifica no mundo. Já a biológa Elis Dionísio, representante da Fiocruz, apresentou aos estudantes uma palestra com o tema "A Profissão Cientista".

Os estudantes também participaram de um debate sobre ciência e de uma atividade de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. “Criamos uma armadilha pra dengue, para os ovos dos mosquitos morrerem. Usamos uma garrafa pet, cortada ao meio, um pedaço de tule, fita isolante preta, água e iscas para atrair o mosquito. Foi muito bom e conseguimos aprender coisas novas”, contou o estudante Pablo Lopes, do 6º ano.