NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.11 - 02h55

Noite de homenagem para Arlindo dos 8 Baixos no Sítio Trindade

Por Marcos da Silva

A noite deste sábado (25) foi de homenagem no Sítio da Trindade. Por volta das 23h, quatro das seis atrações do dia – Dudu do Acordeon, Agostinho do Acordeon, Cezinha e Camarão - subiram ao palco para homenagear os 50 anos de carreira de Arlindo dos 8 Baixos. Foi um encontro memorável dos veteranos com os novatos sanfoneiros pernambucanos.

Na abertura do seu espetáculo, Arlindo interpretou “Buliçoso e Ciscadinho” para, então, receber os amigos, que entoaram os clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “Sinto-me muito feliz por ser homenageado. É uma satisfação ter meus colegas tocando comigo”, disse ele.

Aos 69 anos, Arlindo - natural de Serinhaém, na Zona da Mata Sul, em Pernambuco – tem 4 LPs e 14 CDs gravados. Para o Carnaval 2011, Arlindo dos 8 Baixos lançou o álbum Oito Baixos no Frevo. Até o final do ano, ele deve lançar um CD de chorinhos, que ainda não tem nome. Para o ano que vem, estão sendo preparados um DVD, o primeiro do artista e um CD em homenagem aos cem anos de Luiz Gonzaga. Com tanto trabalho, Arlindo ainda tem tempo para ensinar o que sabe a 18 alunos de 7 a 12 anos.

Os títulos de “O Mestre de Beberibe”, que deu origem ao seu primeiro disco e Arlindo dos 8 Baixos foram dados pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com quem Arlindo tocou por 22 anos. “Quando eu estava para lançar meu primeiro disco, coloquei o nome de Arlindo do Acordeon, foi Gonzaga quem sugeriu a mudança do meu nome para Arlindo dos 8 Baixos”, revelou o homenageado. Artistas como Oswaldinho, Hermeto Pascoal, Elba Ramalho e Marinês já contaram com o talento de Arlindo.

O músico Cezinha estava emocionado: “Sinto-me realizado. Ele, Zé Calixto e Geraldo Correa são as maiores referências que tenho”, disse. A homenagem a Arlindo dos 8 Baixos ainda teve a participação de Chico Pessoa e Salatiel D’ Camarão. “A sanfona representa tudo para mim. Ela é minha amiga. Na infância, trabalhei na agricultura. Tudo o que tenho na vida, devo a sanfona”, finalizou Arlindo.

O Secretário de Cultura, Renato L, avaliou assim o São João Tradicional da Prefeitura do Recife: “Muito bom. Um dos melhores ciclos juninos que a cidade realizou. Uma programação de qualidade, que valorizou os artistas de Pernambuco e do Nordeste”, avaliou