NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.12 - 14h02

Guabiraba recebe mutirão de serviços da Codecir

Colocação de lonas plásticas em pontos de risco na Guabiraba. Foto: Luciano Ferreira

Agentes da Defesa Civil foram até a localidade do Córrego José Idalino para realizar diversos serviços, como capinação e colocação de lona
 
A Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou um mutirão de serviços, nesta terça-feira (26), no bairro da Guabiraba, região Noroeste da cidade. Cerca de 50 agentes operacionais do órgão atuaram na localidade do Córrego José Idalino, onde foi executada uma série de intervenções, como capinação e roçagem, desobstrução de canaletas e galerias, colocação de lonas plásticas em pontos de risco, além de ações educativas com os moradores.
 
Foi realizada, também, a poda de árvores de grande porte, serviço que ficou a cargo da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O mutirão contou ainda com o auxílio de 60 soldados do Exército brasileiro. A coordenadora de Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira, explicou que outros locais também receberão ações semelhantes. “Quando decretamos o Estado de Alerta, observamos que era importante acentuar nosso trabalho em pelo menos 12 localidades da cidade. Fizemos um mapa de risco, por meio de 5.600 vistorias realizadas entre outubro do ano passado e março deste ano, para chegarmos nessa observação. Outras 22 localidades já foram atendidas pelos mutirões, onde realizamos vários serviços, a exemplo da erradicação de bananeiras e passamos práticas seguras para a população”, disse a coordenadora, ressaltando que a comunidade de Buraco do Sapo, na UR-11 (Ibura), também recebeu a ação nesta terça-feira.
 
José Mendes de Lima, 49 anos, é morador do local há 20 anos e divide a casa com a esposa e nove filhos. Ele disse que a ação na área vai melhorar a qualidade de vida dele e de seus vizinhos. “Quando os agentes vêm colocar as lonas e fazer a limpeza daqui dessa área, dá muito mais tranquilidade para dormir à noite, porque quando chove muito, toda a água desce para a barreira daqui de baixo”, falou.
Os mutirões irão atender ainda outras 10 localidades até o final de julho. Independentemente dessas intervenções, outras ações da Codecir serão realizadas em vários pontos da cidade com o objetivo de reduzir possíveis riscos ocasionados pelas chuvas.