NOTÍCIAS

Cultura | 26.06.12 - 19h43

Secretário-geral da Fifa elogia andamento das obras para Copa 2014

Romero Britto, Jerôme Valcke e Amir Schvartz visitaram obras da Arena Pernambuco. Foto Inaldo Menezes

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve no Recife, nesta terça-feira (26), para conferir a evolução da Arena Pernambuco que receberá jogos da Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Pela primeira vez na capital pernambucana, o francês sobrevoou a Cidade da Copa de helicóptero acompanhado do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, do secretário Municipal da Copa, Amir Schvartz, além dos membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), os craques Bebeto e Ronaldo, do pintor pernambucano e embaixador da Fifa Romero Britto, entre outros.

Recebida no mirante, a comitiva ouviu de representantes da empreiteira Odebrecht uma explanação sobre o projeto e seguiram para dentro do estádio, onde Ronaldo e Bebeto bateram uma bola com os operários. Da Cidade da Copa, a comitiva seguiu para um almoço com o vice-governador, João Lyra Neto, no Palácio do Governo, onde foi concedida uma entrevista coletiva à imprensa.

O secretário-geral da Fifa falou sobre suas primeiras impressões a respeito dos preparativos para a Copa em Pernambuco. “Estamos felizes e confiantes com o que vimos hoje, embora ainda haja muito a ser feito. Acredito que não teremos problemas com os prazos para a Copa das Confederações, mas só iremos divulgar as sedes em novembro, quando também divulgaremos os grupos. Temos que enaltecer o engajamento com que todos vêm trabalhando nesse projeto. O entusiasmo dos cerca de quatro mil trabalhadores que vimos hoje e o empenho dos gestores e do setor privado nos tranquiliza bastante”, destacou Valcke.

Com 43% da estrutura física concluída e tendo como expectativa 50% no decorrer do próximo mês, a Arena segue em ritmo acelerado para se confirmar como sede da Copa das Confederações. “As exigências de um evento desse porte são altas, mas estamos cumprindo as etapas e não temos dúvida de que estaremos prontos para ambos os eventos. Para acompanhar todas as ações contamos com um sistema criado pelo Ministério dos Esportes que nos permite saber a evolução de todas as cidades-sede. Nossa principal intenção é criar uma infraestrutura que melhore diversos segmentos como mobilidade e bem estar social”, afirmou o secretário Extraordinário da Copa, Amir Schvartz.

Embora as atenções jornalísticas estivessem voltadas para Jérôme Valcke, os eternos ídolos do futebol brasileiro, Bebeto e Ronaldo, também foram alvo de perguntas e muita tietagem. “Joguei pela primeira vez na seleção aqui no Recife. Foi uma experiência muito marcante, embora o fominha do Bebeto não tenha passado a bola”, brincou O Fenômeno.