Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 26.06.20 - 13h36

Prefeitura do Recife inicia distribuição de 100 mil máscaras para a população

img_alt

Para reforçar os cuidados pessoais na retomada de algumas atividades, máscaras foram adquiridas junto a costureiras, MEIs e Microempresas da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura do Recife iniciou a distribuição de 100 mil máscaras de tecido para a proteção da população, nos mercados e feiras públicas, parques, orla da praia e ruas do centro da cidade. Ao longo do dia de hoje, a distribuição está sendo feita em Casa Amarela, Afogados, Beberibe, Parque Treze de Maio, Parque da Jaqueira, Parque da Macaxeira, Parque Dona Lindu e Orla de Boa Viagem.

O material de proteção foi confeccionado por costureiras, Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) da área de confecção contratados pela Prefeitura do Recife, através de edital divulgado em maio.  A ação da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE) contratou 148 costureiras e 14 pessoas jurídicas, que estão aptas a produzir as máscaras.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, acompanhou a ação no Mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e reforçou que a máscara deve fazer parte da nossa nova rotina. “Na retomada gradual e cautelosa das atividades, precisamos incluir o uso de máscaras dentro dos nossos novos hábitos, junto com o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos e uso do álcool em gel. Também é importante continuar evitando abraço, beijo e aperto de mão por enquanto. A covid-19 evidenciou que a nossa saúde depende uns dos outros, enquanto sociedade. À medida que eu uso a máscara, eu me protejo e protejo vocês, e vocês me protegem quando também usam máscaras”, defendeu o infectologista.

A partir de segunda-feira (29), das 8h às 16h, além da distribuição de máscaras, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, através do Programa Saúde em Todo Lugar, dará informações à população em Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19 que serão espalhadas pelos oito distritos sanitários. Até sexta-feira (3), estarão montadas tendas na Praça Nossa Senhora do Carmo (bairro de Santo Antônio), no Mercado de Água Fria, no Centro Comercial de Casa Amarela, no Mercado de Nova Descoberta, na Praça da Várzea, na Praça do Largo da Paz (Afogados), na Praça de Boa Viagem e na Praça do Jordão Baixo. 

Nas Estações Itinerantes de Orientação para Covid-19, os profissionais distribuirão máscaras, farão abordagens educativas sobre os protocolos de convivência com a doença e divulgarão os aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, que agora oferece teleacolhimento; Movimenta Recife e Dycovid. No fim da próxima, serão divulgadas as localizações das tendas da semana seguinte.