NOTÍCIAS

| 26.07.12 - 18h43

Secretaria de Direitos Humanos participa da Campus Party Recife com oficinas e palestra

A edição especial da Campus Party, o maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo, tem início nesta quinta-feira (26) e segue até a próxima segunda-feira (30), no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall. A Prefeitura do Recife é uma das patrocinadoras, em parceria com o Governo do Estado, e realizará atividades em diversas instalações do evento. A partir desta sexta-feira (27), a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) oferecerá oficinas de inclusão digital e, no domingo (29), a secretária da pasta, Amparo Araújo, apresentará uma palestra sobre o poder do jovem na internet e a transformação social.

As Oficinas de Arte Visual acontecerão na Zona Expo, de acesso gratuito, no espaço de Inclusão Digital, que tem como principal objetivo aproximar as pessoas da tecnologia, democratizando o acesso. Na sexta-feira (27), o horário de funcionamento será das 15h às 21h, e no sábado (28) e domingo (29), das 9h às 21h. O trabalho será desenvolvido por monitores nos dois ônibus do projeto da PCR, Juventude Digital, que estarão localizados no estacionamento do Centro de Convenções, equipados com doze computadores, equipamento de vídeo e televisão. As ações estão vinculadas ao Projeto Inserção na Linguagem das Artes, financiado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) do Ministério da Justiça e desenvolvido pela SDHSC.

No domingo (29), às 11h30, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, estará no Palco Principal apresentando a palestra O poder do jovem na internet e a transformação social, agregando educação, tecnologia e cidadania. O debate tem o intuito de refletir sobre a possibilidade dos jovens em atuar nas suas comunidades, utilizando a tecnologia como instrumento principal de mudança. “O Recife já é considerado uma referência em tecnologia da informação e estamos unindo as áreas, avançando com propostas referentes aos direitos humanos para todos”, declarou a secretária.

Juventude Digital – Os dois ônibus do Juventude Digital, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, foram totalmente equipados com recursos tecnológicos de informática básica e multimídia, pela Empresa Municipal de Informática (Emprel). O objetivo do projeto é formar turmas em diversas comunidades do Recife, com 24 alunos cada, abordando os conceitos de direitos humanos, cidadania e formação em informática, contribuindo para a prevenção da violência entre os jovens e implantando a convivência solidária e pacífica nas suas comunidades.

Inserção na Linguagem das Artes – O projeto realizado pela SDHSC tem como objeto a formação de jovens e adultos visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Recife, através da democratização e descentralização das ações culturais, da construção da identidade cultural e do pertencimento. Para tal, serão ministradas oficinas de literatura em cordel, música, confecção de instrumentos de percussão, fotografia, grafitagem, produção de vídeo, artesanato com reciclagem e bijuteria, que contam com a participação de jovens moradores.

Saiba tudo sobre a Campus Party Recife no link: http://recife.campus-party.org