Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 26.07.16 - 18h53

Frequentadores do Compaz conhecem cultura e curiosidades de seis países

img_alt

O International Day foi uma ação inédita fruto de parceria com consulados no Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Uma volta ao mundo. Assim foi a tarde desta terça-feira (26) no Compaz Governador Eduardo Campo, no Alto Santa Terezinha. Frequentadores do equipamento tiveram a oportunidade de conhecer costumes, curiosidades e a cultura de seis países que têm representação em Pernambuco. O International Day foi uma ação conjunta inédita entre os Consulados da Argentina, Alemanha, Britânico, Estados Unidos, mais o Instituto Cervantes e a Aliança Francesa Recife

O secretario executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de ter parceiros como eles. "Esse é um momento histórico e ficará na memória dessas crianças e jovens. Obrigada por terem vindo e que este seja o começo de uma relação, de muitas ações que possamos desenvolver. Se vocês tiverem projetos ou iniciativas sociais, aqui é o lugar. Queremos levar mais cultura, esportes e lazer para os moradores".
Sthefhanny Cristyne de Oliveira ficou encantada com o que viu e relatou: "nunca pensei que ia conhecer isso tudo morando aqui no Alto Santa Terezinha". A jovem de 16 anos disse que quer fazer faculdade de medicina fora do país e achou "estranha" a bola de futebol americano, que estava disponível para interação. Leandra Araújo, 8 anos, também ficou impressionada com o uniforme de jogador de futebol americano que o Consulado do país levou para as pessoas conhecerem. "Só tinha visto em filme. Achei divertido ter colocado a roupa. É leve", contou a menina. 

O cônsul americano, Richard Reiter, disse que a intenção é ampliar a parceria com a Prefeitura do Recife. "A gente gosta muito do projeto do Compaz e desde o início estamos patrocinando o beisebol que é ensinado aqui. Queremos ampliar a parceria. Hoje, esses jovens estão conhecendo um pedacinho de cada país. Está bem divertido. As crianças são muito curiosas e querem saber de tudo, explorar tudo. Daqui eles estão tendo a oportunidade de viajar o mundo inteiro", analisou o diplomata

APRESENTAÇÕES - Cada participante fez uma breve apresentação sobre seu país. A cônsul geral da Alemanha, Maria Könning, perguntou se alguém na plateia conhecia alguma coisa do país dela. Imediatamente um menino soltou "Teve copa lá". Alejandra Bomben, do consulado da Argentina, falou dois nomes que animaram a garotada: Messi e Maradona. O cônsul geral britânico, Graham Tidey, por sua vez, ganhou a plateia ao falar de Harry Potter e que o futebol foi criado no país dele. A representante da Aliança Francesa, Caterine Andrade, citou a obra O pequeno príncipe como um marco da literatura mundial, que continua atraindo leitores infantis e adultos até hoje. Este ano, inclusive, o livro completa 73 anos. O professor Roberto Silva foi quem falou pelo Instituto Cervantes e elogiou o interesse dos alunos das aulas de Espanhol, que ministra no local.