Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 26.07.23 - 20h51

Prefeitura do Recife recebe representantes do Ministério das Cidades e do Governo do Pará para discutir projetos de urbanização

img_alt

Encontro serviu para compartilhar experiências sobre soluções urbanísticas, especialmente o processo de reassentamento de famílias que residem em locais precários (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

O Prefeito João Campos recebeu, nesta quarta-feira (26), a visita de comitiva do Governo do Pará, liderada pelo Secretário de Obras, Benedito Ruy Santos Cabral, e também do Ministério das Cidades. O encontro serviu para compartilhar experiências sobre soluções urbanísticas, especialmente relacionadas a áreas ocupadas por palafitas e ao processo de reassentamento de famílias que vivem nesses locais precários.

 

“Conversamos sobre centros urbanos e, sobretudo, o reassentamento de moradias precárias e a urbanização de áreas vulneráveis. Trocamos boas experiências para que a gente possa juntar os esforços, sob a coordenação do presidente Lula, e construir políticas públicas que verdadeiramente ajudem as cidades brasileiras”, afirmou o Prefeito João Campos.

 

Na última terça-feira (25), o Secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital,Felipe Matos; a Secretária de Infraestrutura, Marília Dantas; o Presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Luís Henrique Lira; o Assessor Especial do Promorar, João Charamba; e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Victor Marques, já tinham se reunido com a comitiva para apresentar os projetos Rio Pina, Parque das Graças e Praça da Infância, inclusive com visitas de campo. 

 

Com o valor estimado de R$ 65 milhões, o  projeto Rio Pina vai  garantir o acesso público ao rio com uma área de 3,5 hectares requalificados com pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques, praça de leitura e a Via Parque.  A intervenção urbana foi planejada de forma paralela com a construção de três conjuntos habitacionais que receberão as diversas famílias que serão reassentadas das margens do rio. Um deles, o Conjunto Habitacional Encanta Moça está 95% concluído e deve ser entregue no segundo semestre deste ano, com 600 unidades de apartamentos, enquanto os outros dois outros habitacionais previstos, que totalizam 200 unidades, estão em fase de projeto. Na semana passada, o prefeito João Campos apresentou ao ministro das Cidades, Jader Filho, o projeto de urbanização da área em busca de apoio do Governo Federal para sua execução.

 

“Essa interação e conhecimento, para nós, foi extremamente valorosa. Tenham certeza que vamos sair do Recife com muito aprendizado e, assim que voltarmos ao Pará, vamos reunir a equipe e trabalhar em cima disso. Algo que valorizei foi a forma de envolver as pessoas que serão impactadas e esse ensinamento vamos levar conosco. O estado do Pará está aberto para essa relação, especialmente a Secretaria de Obras”, afirmou o Secretário de Obras do Governo do Pará, Benedito Ruy Santos Cabral.