NOTÍCIAS

| 26.08.13 - 11h00

Secretaria de Saúde promove curso de capacitação para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Abertura do evento reunirá cerca de 80 profissionais da atenção básica hoje,às 14h, no Auditório Capiba, na Prefeitura do Recife. Atividades seguem até o dia 4 de setembro

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado na próxima quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde do Recife promove, durante quatro dias, o curso de capacitação em Abordagem Mínima do Fumante. A abertura acontece nesta segunda-feira (26), às 14h, no Auditório Capiba da Prefeitura do Recife e contará com a participação dos atores do Consultório de Rua, que apresentarão um esquete sobre o tabagismo. O curso segue na próxima quarta-feira (28) e nos dias nos dias dois e quatro de setembro.

Cerca de 80 profissionais de saúde da atenção básica, centros de assistência psicossocial, albergues terapêuticos, policlínicas e academia da cidade serão beneficiados com a iniciativa. Serão abordados nos quatro dias de curso temas acerca do tabagismo, tabagismo passivo, política Nacional de Controle de Tabagismo e outros fatores de risco de Câncer. Essa Abordagem beneficia até 40% dos fumantes que querem parar de fumar.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), através de pesquisa vinculada a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o Recife vem diminuindo ano a ano o número de fumantes. Em 1989 34,8% da população brasileira eram fumantes. Atualmente Recife conta com 12,3% da população de fumantes, abaixo da média nacional que é de 14,8%.

A Prefeitura do Recife vem ampliando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar de fumar. Hoje contamos com grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS para tratamento de Álcool e outras Drogas e Atenção Básica. A consulta para os locais de tratamento podem ser feitas pelo fone (81) 3355 9324 ou e-mail tabagismo@recife.pe.gov.br.

DOENÇA: O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica, resultante da dependência à droga nicotina, e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.