NOTÍCIAS

Cultura | 26.09.14 - 11h58

Escola Municipal Abílio Gomes será homenageada pelo Instituto Shopping Recife por ter bom desempenho no Ideb

A unidade de ensino que teve o melhor desempenho da rede municipal no Ideb será homenageada pelo ISR nesta sexta, na quadra da comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem

A Escola Municipal Abílio Gomes, localizada na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, será homenageada pelo Instituto Shopping Recife (ISR) por ter conseguido o melhor desempeno no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas da rede municipal de ensino do Recife. A média da escola subiu de 4.8 em 2011 para 6.1 em 2013, superando a meta que estava estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021. Parceiro da escola em diversas ações por também estar situado na comunidade Entra Apulso, o ISR fará a festa na quadra comunitária da comunidade, a partir das 14h desta sexta-feira (26).

Os 279 estudantes da Abílio Gomes, juntamente com os pais e professores, foram convidados a participar das atividades recreativas que serão promovidas durante a tarde. Além da presidente do ISR, Ione Costa, o evento também contará com a presença do secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, do secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, e da diretora da escola, Marta Beatriz de Araújo.

Na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), as escolas municipais da capital pernambucana subiram a nota de 4.1 em 2011 para 4.3 em 2013, atingindo a meta estipulada pelo MEC. Entre as capitais do Nordeste, o Recife ficou na quarta colocação, empatado com Natal. Das 16 capitais do Brasil que aumentaram as notas de 2011 para 2013, Recife foi a nona capital que mais cresceu (5%). "Bater a meta e estar entre as dez capitais que mais cresceram em anos iniciais já é muito bom. E isso é só o começo do nosso trabalho, já que o Ideb é referente a 2013, primeiro ano da gestão. Esperamos obter um desempenho ainda melhor na próxima avaliação", afirmou o secretário-executivo Rogério Morais. Na capital pernambucana, 19 escolas municipais tiveram média acima de 5.

Já nas 36 escolas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a média no Ideb subiu de 2.9 em 2011 para 3.2 em 2013, ficando abaixo da meta de 3.6. "Recife nunca bateu esta meta de anos finais, mas tivemos o maior crescimento percentual do Nordeste e o terceiro maior do Brasil: 10%. No geral, o País como um todo foi mal na avaliação de anos finais. O desafio é imenso, nossas metas são bastante ousadas e sabemos que precisamos avançar muito mais. Não é que estejamos felizes, mas o resultado não desagradou; deu indícios de que o que estamos fazendo dará resultado e reforçou o sentimento na equipe de que podemos avançar mais", avaliou Rogério Morais.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de medir e monitorar a qualidade do aprendizado nacional, além de estabelecer metas para a melhoria do ensino.

INSTITUTO - Localizado dentro da comunidade Entra Apulso, o Instituto Shopping Recife foi criado em 2007, a partir de discussões sobre a função social do centro de compras com a comunidade, situada nos arredores do shopping. Os pilares do ISR são educação, geração de emprego e desenvolvimento local. O Instituto já inseriu aproximadamente mil jovens no mercado de trabalho e está ajudando a mudar a realidade dos moradores através da oferta de capacitação profissional e oportunidades de emprego.

SERVIÇO

Homenagem do Instituto Shopping Recife à Escola Abílio Gomes

Data: Sexta-feira (26/09)

Hora: 14h

Local: Quadra comunitária da comunidade Entra Apulso (Boa Viagem) - Rua Jonathas de Vasconcelos, ao lado da Escola Inalda Spinelli.