NOTÍCIAS

Cultura | 26.09.14 - 17h43

Sensibilização dos profissionais da rede de saúde do Recife marca lançamento da Política municipal LGBT

[caption id="attachment_48894" align="alignleft" width="680"] O evento de lançamento da Política LGBT recebeu representantes dos poderes municipal, estadual, do Ministério Público e dos movimentos sociais. (Foto:Inaldo Menezes/ PCR)[/caption]

“O direito de todo cidadão a um serviço público de saúde de qualidade precisa de equidade e essa garantia está assegurada na Constituição Brasileira”. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ao lançar na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório do Cefospe (Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco), localizado no bairro da Boa Vista, a Política Municipal de Atenção Integral à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. O secretário disse que o momento é um marco histórico para o Recife, pioneiro em lançar a Política LGBT no Norte/Nordeste, sendo a segunda capital do país a institucionalizar esse instrumento na rede de saúde, atrás apenas de São Paulo.

“Não estamos saindo daqui achando que com a iniciativa estamos acabando com o preconceito e a discriminação, mas estamos conscientes de que a PCR dá mais um passo na construção da lógica de inclusão das populações específicas”, avaliou o secretário de Saúde. Jailson Correia lembrou a criação recente do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, que oferece serviços especializados para vítimas de discriminação e violência com base na orientação sexual e identidade de gênero. “Vale ressaltar que esse avanço é resultado da luta dos movimentos sociais e que essa construção é dinâmica, um ponto de partida para consolidar o direito de qualquer cidadão ser acolhido e atendido com suas especificidades”, acrescentou.

A secretária Municipal da Mulher, Silvia Cordeiro, reforçou que essa construção parte de um processo que articula com as secretarias municipais e tmbém dialogam com os movimentos sociais. Já a gerente geral das Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, Zelma Pessoa, falou que o preconceito, o desconhecimento e a discriminação também dificultam o acolhimento no setor da saúde. “A Política LGBT ajuda a mudar esse olhar no cuidado com essa população, refletindo o compromisso ético, técnico e político da gestão com esse público”, relatou Zelma.

Capacitação – Simultaneamente ao lançamento da Política LGBT, profissionais da rede de Saúde do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho executado pelo Ambulatório de Travestis e Transexuais (Ambulatório TT), localizado em João Pessoa. O gerente da unidade, Sérgio Araújo, falou ainda sobre o atendimento nas áreas de fonoaudiologia e psiquiatria desenvolvido no ambulatório.

O evento de lançamento da Política LGBT recebeu representantes dos poderes municipal, estadual, do Ministério Público e dos movimentos sociais. Estavam presentes o procurador de Justiça do MPPE, Adalberto Vieira, o promotor de Justiça da 8ª Promotoria de Direitos da Capital e membro da comissão dos Direitos Homoafetivos, Maxwell Vignoli, diretora de Políticas Estratégicas do Estado, Andreza Barkokebas, o superintendente do Hospital das Clínicas de Pernambuco, Frederico Jorge, coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Correia, a secretária Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Elizabeth Godinho, além dos representantes dos movimentos sociais.