Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.09.21 - 11h04

PCR vacina mais de 8 mil pessoas no Dia D de aplicação de segunda dose da vacina anticovid

img_alt

Os 26 pontos disponibilizados pela gestão municipal funcionaram das 7h30 às 18h30.

 

O Dia D para aplicação de segunda dose da vacina contra covid-19, na capital pernambucana, movimentou os 26 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. No balanço parcial, até às 17h deste sábado, 8.684 pessoas finalizaram o esquema vacinal. No município, mais de 34 mil pessoas estão em atraso e ainda não fizeram agendamento para tomar a segunda dose.

"A gente faz um apelo para todas as pessoas que estão aptas a tomar a segunda dose: venham tomar a vacina. Para hoje, organizamos todos os 26 pontos, deixando a maior parte das vagas e destinando a maior parte das doses para segunda dose. Mas quem não pode comparecer hoje, pode agendar no Conecta Recife, normalmente, para finalizar o ciclo, nos outros dias, de domingo a domingo”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer, podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

Durante a semana, o eletricista José Carlos de Souza, de 49 anos, soube do mutirão enquanto estava na integração de ônibus, e veio receber a dose que faltava para completar o esquema. “Eu estou trabalhando sempre, então não tinha tempo para ir em um posto. Me disseram que ia ter aqui, hoje, e eu vim logo cedo, pra tentar, porque sei que tenho que tomar as duas pra funcionar”, disse.

 Em busca dos atrasados, a Prefeitura do Recife tem feito um esforço com o emprego de comunicação feita por Whatsapp, email e sms. Além disso, desde o fim de agosto, tem feito ação de busca ativa em diversas comunidades da capital pernambucana para realizar a vacinação dessa população. Mais de 45 locais já foram visitados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. A PCR também realizou trabalho de busca ativa nos mercados públicos da cidade para reforçar o cadastro e agendamento dos recifenses que tiveram dificuldade para cadastrar no Conecta Recife e marcar a data para receber a vacina contra covid-19.