NOTÍCIAS

Cultura | 26.10.12 - 13h23

PCR homenageia Padre Antonio Henrique na Igreja do Espinheiro

Neste domingo (28), às 18h, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), realizará a cerimônia de aposição da placa do Programa Nacional “Marcas da Memória”, em homenagem ao Padre Antonio Henrique, na Igreja Matriz do Espinheiro, na Rua Conselheiro Portela. O ato faz parte de uma ação que visa marcar alguns pontos da Cidade, em lembrança aos que lutaram por ideais de democracia e dos direitos humanos, e integra o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), que trata do “Direito à Memória e à Verdade”.

Durante a vida religiosa, Padre Antônio Henrique se dedicava aos jovens e tratava de assuntos que interessavam à juventude, como o conflito de gerações e as drogas, procurando despertar uma visão mais humana e consciente da sociedade. Em maio de 1969, foi brutalmente assassinado, com apenas 28 anos e teve seu corpo velado na Igreja do Espinheiro. Na época, o crime causou grande revolta e comoção.

Outros locais do Recife já receberam a placa alusiva ao Marcas da Memória: Assembléia Legislativa (Davi Capristano, deputado estadual pernambucano, desaparecido político); Colégio Salesiano (Pe Antônio Henrique, ex aluno do colégio); Penitenciaria Feminina do Recife (Presas políticas que lá ficaram detidas); Casa da Cultura (presos políticos que lá ficaram detidos); Escola Estadual de Beberibe (José Luiz da Cunha, pernambucano morto pela ditadura militar); Escola Municipal Pe Henrique, pelo fato de ter o nome do sacerdote; Igreja Matriz do Espinheiro, por ter acolhido o velório dele.