Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.10.17 - 13h46

Feira de Cidadania e Cuidados encerra programação do Mês da Pessoa Idosa

img_alt

A Prefeitura do Recife promoveu atividades especiais para este público desde 1º de outubro, quando se comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Serviços de saúde e estética, emissão de documentos, aulão de dança, apresentações culturais e sorteio de brindes marcaram o encerramento da programação do Mês da Pessoa Idosa promovida pela Prefeitura do Recife desde o dia 1º de outubro. Mais de 300 pessoas participaram, nesta quinta-feira (26), da 5ª Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa, no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Diretos Humanos em parceria com diversas secretarias da Prefeitura, além de parceiros privados.

“Neste mês de outubro, fizemos várias ações para valorizar e proteger a pessoa idosa, além de fortalecer a política pública voltada a esse público que só faz crescer. Teve show na Praça do Arsenal, seminário para discutir o envelhecimento saudável, encontro intergeracional de estudantes da rede municipal com pessoas idosas que vivem nas nossas casas de acolhida e, hoje, fechamos com essa feira de serviços e cuidados”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Diretos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

A 5ª Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa contou com apresentações culturais de trio pé de serra, carimbó e percussão, além de aulão de dança e apresentação teatral; jogos de salão, exposição e venda de artesanato feito por grupos de convivência de idosos; corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, esmaltação e massagem, além de oficina de turbante. Os participantes também puderam emitir a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito; fazer aferição de pressão e teste de glicemia, além de receber orientação psicológica e jurídica. O público ainda pôde se inscrever no curso de informática do projeto Navegar é Preciso.

Participante do grupo de convivência de idosos Sereias Teimosas, a dona de casa Terezinha Barros participou de tudo que tinha direito. “Tomei vacina da gripe, mediram minha pressão e minha glicose; dancei forró, percussão e ciranda; peguei preservativos e fiz limpeza de pele para ficar mais bonita do que já sou. As Sereias Teimosas são muito vaidosas e também não perdem nenhuma programação da Prefeitura do Recife. Adoramos o show na Praça do Arsenal e também os Jogos da Pessoa Idosa. A Prefeitura está fazendo coisas muito boas para as pessoas idosas. Quanto mais a Prefeitura dá esse acolhimento para os idosos, mais nos incentiva a sair de casa para se distrair e ter mais qualidade de vida”, elogiou Terezinha, que é moradora de Brasília Teimosa.

A aposentada Maria José Santiago, 70 anos, também considera importante se manter ativa. “Primeiro dancei porque é o que anima a alma. Depois fui ajeitar meu cabelo, pra fazer um corte diferente. Mês passado ainda participei dos Jogos da Pessoa Idosa e, toda semana, vou pra Academia da Cidade umas três vezes. Acho muito boas essas atividades que a Prefeitura faz para os idosos. Quando tem uma programação assim anima muito a gente”, disse Maria José, que é moradora da Iputinga e frequentadora do grupo de convivência de idosos Reviver Caiara.