NOTÍCIAS

| 26.10.17 - 15h47

Unidades de saúde da PCR realizam últimas atividades do Outubro Rosa

img_alt

Os eventos estão dentro da programação realizada pela Secretaria de Saúde até o próximo dia 31 (Foto: Cortesia)

 

Usuárias de duas unidades de saúde da PCR participarão nesta sexta-feira (27) de atividades em alusão ao Outubro Rosa. Na Upinha Dom Hélder, em Nova Descoberta, além da realização de 80 mamografias no mamógrafo móvel, haverá testes rápido de HIV e Sífilis, coleta de citologia, limpeza de pele, distribuição de preservativos e orientações de saúde bucal. Durante  o mês de Outubro, foram ofertadas atividades em todos os distritos sanitários da cidade, com abordagem voltada principalmente para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A Secretaria de Saúde do Recife realizou em torno de 3,4 mil mamografias no Mamógrafo Móvel e mais de 100 ações. 

Na USF Irmã Denise, no Alto José do Pinho, também na Zona Norte, entre 9h e 16h, as mulheres receberão orientações sobre a prevenção do câncer do colo do útero e mama. Além disso, serão ofertados outros serviços de promoção e prevenção à saúde.

No local, profissionais do Programa Academia da Cidade farão uma aula com as participantes, que poderão fazer também massoterapia, auricoterapia e atualização do cartão vacinal. Além disso, haverá testagem de sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientações de saúde bucal e encaminhamento para mamografia, ultrassonografia mamária e endovaginal. No Polo da Academia da Cidade Maria Irene, no Jordão, profissionais e alunos também lembram do Outubro Rosa. 

Na quarta-feira (25), a programação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Alto da Brasileira/Reservatório, em Nova Descoberta. As pacientes fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicose, além de receberem encaminhamentos de exames com a Equipe de Saúde da Família da unidade.

“Adoro essas ações, participo de todas! Todos os anos faço minha prevenção, é muito importante, e eu gosto de me cuidar”, disse Irene da Silva, 59 anos. “Todo ano realizamos essa ação em comemoração ao Outubro Rosa. Sempre fazemos esta integração com as mulheres da comunidade para alertar que elas precisam fazer os exames, tanto a prevenção quanto a mamografia. Com a ação, fazemos a parte da promoção da saúde, para que elas se previnam e não adoeçam”,  explicou a médica de Saúde da Família, Jacyara Barrocas.