NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 26.10.22 - 10h40

Recife investe na iluminação pública com novo sistema de telegestão

img_alt

Central garante manutenção mais eficiente em período diurno, reduzindo os momentos de escuridão noturna e uma série de benefícios para população. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através do Ilumina Recife, investiu cerca de R$ 5 milhões na implantação de um sistema de telegestão na cidade. A medida traz uma série de melhorias para o serviço que é prestado para população, como programação horária dos dispositivos; otimização da manutenção dos postes, possibilitando em período diurno; acompanhamento computadorizado e outros benefícios. A expectativa é contar com mais de 50 mil dispositivos instalados até o final do ano de 2023. O prefeito, João Campos, esteve nesta terça-feira (25) na central de telegestão da cidade.

“A gente chegou em 100% da iluminação em LED, são mais de 8.100 pontos com telegestão. Esses pontos a gente consegue acompanhar o consumo, consegue ligar, desligar, mudar a dimerização, saber se tá vazando corrente ou não. Então todas as informações do ponto de iluminação a gente consegue ter. E qual é a melhor notícia? Vamos fazer uma ampliação podendo chegar até 50 mil pontos de telegestão. Teremos, pelo menos, a metade do nosso parque de iluminação com telegestão e é um modelo de ponta, como é utilizado em qualquer grande cidade do mundo.  Tudo controlado na central com todas as informações para ter menos consumo e mais eficiência”, afirmou o prefeito.

O parque de iluminação pública da cidade do Recife já conta com mais de 8,1 mil dispositivos de telegestão instalados, correspondendo a 7,66 % dos pontos existentes no município (106.200 pontos totais). A expectativa é que haja uma economicidade de R$ 1,5 milhão por ano com os benefícios adquiridos deste serviço. Entre os benefícios já adquiridos pela gestão de iluminação pública da Emlurb com a implantação do sistema de telegestão estão o acompanhamento computadorizado e periódico dos pontos defeituosos e atendimentos realizados pelas equipes de manutenção; possibilidade de realização das manutenções, de forma eficiente, em período diurno, reduzindo os momentos de escuridão noturna; possibilidade de programação horária dos dispositivos de acordo com as regiões e vias contempladas; identificação de casos de postes com vazamento de corrente elétrica, quando associados com outros dispositivos de proteção; identificação de situações que indiquem falta de energia e/ou furtos de cabeamentos durante o período diurno/noturno. 

Nesta primeira etapa, os 50 principais corredores viários da cidade estão sendo contemplados com este sistema de monitoramento inteligente. Dentre os quais: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar; BR-101 (km 62 ao 70); Av. Recife, Av. Pres. Dutra, Viaduto Tancredo Neves e Av. Mal. Mascarenhas de Moraes; Av. Eng. Abdias de Carvalho, Av. Sport Club do Recife, Ponte do Sport e Rua do Paissandú; Av. Mário Melo, Av. Dr. Jayme da Fonte, Av. Manoel Borba, Rua Dom Bosco, Rua do Riachuelo e Rua dos Palmares; Av. Conde da Boa Vista, Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti e Rua da Aurora; Av. João Cabral de Melo Neto, Rua Vinte e Um de Abril, Estrada do Bongi e Av. General San Martin; Av. Gov. Agamenon Magalhães e Av. Eng. José Estelita; Av. Joaquim Ribeiro, Av. Afonso Olindense, Rua Gastão Vidigal, Ponte da Caxangá, Av. Caxangá, Rua Benfica e Av. José Gonçalves de Medeiros; Rua Ambrósio Machado, Av. Maurício de Nassau, Rua João Ivo da Silva, Estrada dos Remédios, Rua José Bonifácio e Av. Visconde de Albuquerque; Lagoa do Araçá; Av. Brasília Formosa, Av. Antônio de Góes e Ponte Agamenon Magalhães, Ponte Paulo Guerra, Av. Eng. Domingos Ferreira e Av. Conselheiro Aguiar; Av. José Américo de Almeida; Av. Rui Barbosa, Estrada do Arraial, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Rua Dois Irmãos, Av. Conselheiro Rosa e Silva e Rua Padre Lemos.