NOTÍCIAS

| 26.11.14 - 17h54

200 homens participam de ação Novembro Azul na Upinha 24h do Córrego do Jenipapo

Na ocasião, também foi discutido temas como violência, saúde bucal, questões de gênero, álcool e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. (Foto: Lú Steithorst/PCR)

Cerca de 200 homens participaram, nesta quarta-feira (26), de atividades realizadas em comemoração ao Novembro Azul na Upinha 24h – USF Prof. Hélio Mendonça, no bairro do Córrego do Jenipapo. A ação teve como objetivo conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata e a importância da prevenção.

As atividades tiveram início com uma roda de conversa, onde os homens puderam tirar dúvidas com o médico da unidade e receber orientações sobre câncer de pênis e de próstata. Na ocasião, também foi discutido temas como violência, saúde bucal, questões de gênero, álcool e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O aposentado José Amorim, 60 anos, participou das palestras e aprovou. “É importante saber quais as maneiras de prevenção e cuidado, pois o câncer de próstata é uma doença silenciosa”, reconheceu.

Na Upinha 24 ainda foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão, orientações de higiene bucal e exame de HGT (glicose), além de testes rápidos de HIV e Sífilis. Foram distribuídos preservativos femininos e masculinos.

Segundo Gabriel Pereira, Agente Comunitário de Saúde, avalia que a saúde do homem ainda envolve muito estigma para o próprio homem. “Uma das principais propostas da ação é quebrar o conceito de que homem não precisa se proteger, e sim se cuidar. É necessária a atenção com a saúde física e mental dos homens”, pontuou Gabriel.

A Upinha 24h – USF Prof. Dr. Hélio Mendonça possui um grupo de homens que faz reuniões toda quinta-feira, à noite. Durante os encontros, os participantes discutem assuntos gerais. A programação do Novembro Azul, promovida pela Prefeitura do Recife, acontece até este domingo (30) mês em unidades de saúde da cidade.