NOTÍCIAS

Educação | 26.11.21 - 19h25

Prefeitura do Recife cria 500 novas vagas de Educação infantil com ampliação de creches

img_alt

Anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta sexta-feira (26) na Creche Escola Recife Esperança, em San Martin, que receberá 90 novas vagas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

  

A ampliação da oferta de vagas em creche e o fortalecimento da Educação Infantil é uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife. Através da Secretaria de Educação, o prefeito João Campos anunciou, nesta sexta-feira (26), a ampliação dessa oferta. Para o ano letivo de 2022, a Rede Municipal de Ensino contará com o reforço de 19 novas salas em creches que já estão em funcionamento. Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, a iniciativa beneficiará 500 estudantes. 

“A gente fez o compromisso da expansão de vagas. Serão 10 creches que serão expandidas e 500 novas vagas geradas. Uma delas é essa que a gente está, que já está em obras. E nesta aqui a gente já anuncia também que vai fazer uma segunda etapa da ampliação. O terreno da Creche Escola Recife Esperança é grande, e por isso a gente já autorizou a fazer uma segunda ampliação, construindo pelo menos mais três salas de aula”, anunciou o prefeito do Recife João Campos.

“Com esse roteiro, a gente vai conseguir chegar na nossa meta de em quatro anos duplicar o número de vagas em creches da nossa cidade. Essa é a marca que a gente precisa pensar, quando a gente fala de creche: expandir. Lógico que fazer a manutenção, cuidar da qualidade das creches existentes, da qualidade da sala de aula, mas poder ter um foco muito grande expansão, porque ainda há um déficit de vaga bastante alto na cidade, com isso a gente celebra o compromisso e em frente no desafio para não perder de vista”, acrescentou o prefeito reafirmando que a duplicação de vagas em creches no Recife foi um compromisso de campanha. 

As novas salas estão distribuídas na Creche Escola Ana Rosa de Falcão, no bairro de Santo Amaro; Creche Municipal Dona Carmelita Muniz de Araújo e Creche Municipal Celeste Vidal, na Guabiraba; Creche Municipal Unidos Venceremos, na Bomba do Hemetério; Creche Municipal Alcides Tedesco, na Madalena; Creche Escola de Afogados, em Afogados; Creche Municipal Futuro do Amanhã, Creche Municipal Recife 2000 e Creche Escola Recife Esperança, em San Martin; e Creche Municipal do Ibura, no bairro do Ibura. 

A ampliação de unidades de ensino é um dos eixos do Programa Infância na Creche, lançado em agosto deste ano, com o objetivo de ofertar 7 mil novas vagas nesta etapa de ensino até o ano de 2024. Hoje, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 6,5 mil vagas em 86 creches. “Sem dúvidas, uma ação que terá grande impacto na vida das famílias recifenses. A ampliação das vagas de creche e pré-escola é uma prioridade da Prefeitura do Recife e da Educação. Além da demanda que já existe na rede por vagas em creches, a pandemia da Covid-19 gerou grandes impactos na educação, uma das áreas mais afetadas pela crise sanitária, que fez com que a busca por vagas em creche fosse ampliada por crianças que vem de unidades privadas”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

 

Gestora da Creche Escola Recife Esperança há 13 anos, Rosiane Araújo comemorou a expansão. “É uma honra poder participar desse momento tão especial e marcante, não só para a creche Esperança, como para todas as creches. É um marco, porque as comunidades são muito necessitadas, procuram diariamente nossas unidades em busca de vagas. Com essa ação da Prefeitura do Recife, vamos fazer jus ao nome e dar esperança a essas famílias com vagas para seus filhos. Aqui vamos ampliar 90 vagas, saindo de 131 para 221 vagas”, declarou.