NOTÍCIAS

Cultura | 26.12.11 - 16h05

Estudantes recebem Menção Honrosa de Olimpíada de Matemática

Os certificados foram entregues no gabinete da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife

Por Suzan Vitorino

Oito alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife se destacaram pelo seu desempenho na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2010). Eles receberam, na manhã desta segunda-feira (26), no gabinete da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, no 4º andar do edifício-sede da Prefeitura - das mãos da secretária de Educação, Ivone Caetano, o certificado de Menção Honrosa pela sua atuação. Em todo o País foram quase 20 mi de estudantes inscritos na competição.

“Depois de uma noite de Natal, premiar estudantes da Rede pelo seu desempenho nos estudos é gratificante. O estudo das Ciências Exatas sempre foi incentivado nas escolas municipais, tenho muito orgulho de mostrar essa premiação, que é de toda a Rede”, destaca a secretária de Educação, Ivone Caetano.

A OBMEP é a maior olimpíada do gênero no mundo. Muito mais do que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Durante as fases da competição, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras da Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo. “A Olimpíada descobre talentos em todo o Brasil e cada vez mais nossas escolas recebem Menções Honrosas. Estão todos de parabéns”, comemora o gerente de Projetos Didáticos do 3º e 4º Ciclos da Seel, Emir Andrade.

Promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o objetivo da Obmep é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica. Os melhores classificados também participam, durante um ano, do programa de aperfeiçoamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com bolsas de estudo do tipo Iniciação Científica Júnior.

Satisfeita com o resultado alcançado pelos alunos, a diretora de Ensino e Formação docente da Seel, Lenira Silveira, reforçou que “com o incentivo da olimpíada e da Secretaria de Educação, a matemática deixa, cada vez mais, de ser um tabu”.

O estudante Rodrigo Ferreira, 15 anos, já participa da OBMEP há 4 anos. “Sempre passo para a 2ª fase e essa é a segunda vez que recebo Menção Honrosa”, fala, orgulhoso. Os 8 estudantes da Rede Municipal de Ensino premiados com a Menção Honrosa em 2010 foram: Rodrigo Ferreira Gomes (E. M. Arraial Novo do Bom Jesus – Torrões); Raiane dos Santos e Antônio Felipe da Silva, da E. M. Luiz Vaz de Camões (Ipsep/Cohab); Maria Eduarda Santana da Silva (E. M. André de Melo – Estância); Thiago Moura da Rocha Bastos (E. M. Pedro Augusto – Soledade); Marchello Thyeverton Gomes dos Santos (E. M. Reitor João Alfredo - Ilha do Leite); Othon Vinicius Cavalcanti de Souza (E. M. Oswaldo Lima Filho – Pina); e Jonas do Nascimento Tavares (E. M. Vila Sésamo - Ibura/Cohab).