NOTÍCIAS

| 26.12.12 - 11h36

Folguedos populares abrilhantam Natal no Morro da Conceição

[caption id="attachment_29981" align="alignleft" width="334"] Pastoril Luz do Amanhecer no Morro da Conceição. Foto? Ivanildo Francisco[/caption]

Dentro da programação do Natal do Recife 2012, promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), as tradições populares têm espaço garantido. No Morro da Conceição (Casa Amarela), a festa ganhou um brilho especial, na noite desta terça-feira (25), com a apresentação de grupos que representam os mais autênticos folguedos natalinos. O Pastoril Luz do Amanhecer, o Boi de Loucos e o Cavalo-Marinho Mirim Boi Jacu louvaram a nossa cultura, com participações belíssimas que divertiram e emocionaram quem foi prestigiar as atrações do polo.

Com uma apresentação que mesclou teatro e música, o grupo Boi de Loucos, do bairro de Beberibe, prendeu a atenção da plateia do início ao fim da apresentação. Com um texto bem humorado, personagens típicos como Mateus, Bastião, Catirina e o Capitão arrancaram risos da plateia. Desde 2005, o grupo, que surgiu a partir da Companhia Loucos de Teatro, vem trabalhando na valorização do folguedo popular, típico do período natalino. “Somos artistas populares que trabalhamos para difundir os bois no nosso estado, valorizando essa cultura que faz parte das nossas raízes”, explicou Carlos Amorim, fundador do Boi de Loucos.

Na sequência, foi a vez do Cavalo-Marinho Mirim Boi Jacu, também de Beberibe, mostrar um pouco da tradição nordestina no Natal. Com apenas um ano de formação, o grupo subiu ao palco com 14 crianças, exaltando a Festa do Divino Santo Rei do Oriente, com o texto original do tradicional folguedo, celebrando, inclusive, a morte e ressurreição do Boi. “É um trabalho muito prazeroso, fazendo com que com esses meninos cresçam e deem continuidade a essa folguedo – que é baseado na oralidade - através das gerações”, disse o coordenador do Cavalo-Marinho, Lucas José.

ASSUNTOS: