NOTÍCIAS

Cultura | 26.12.14 - 22h14

Brinquedos recolhidos pelo Natal Solidário da Rede Globo Nordeste são doados ao IASC

Os donativos serão distribuídos entre as quase cem crianças e adolescentes das seis casas de acolhida mantidas pelo Iasc voltadas para este público. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura do Recife, através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), recebeu da Rede Globo Nordeste uma doação de centenas de brinquedos arrecadados no Projeto Natal Solidário. Bicicletas, bonecas, bolas, livros infantis e uma enorme diversidade de brinquedos serão distribuídos entre as seis casas de acolhida voltadas para crianças e adolescentes, ligadas à rede do Iasc. As casas juntas (Novos Rumos, Raio de Luz, Casa do Cordeiro, Acalanto e as duas Casas-Lares) abrigam em torno de 92 crianças e adolescentes vítimas de situações de vulnerabilidade social, entre as quais vivência de rua, abuso familiar, violência ou abandono.

A presidente do Iasc, Ana Farias, comemorou a notícia. "A atitude representa muito, principalmente para essas crianças carentes de tudo, inclusive, de afeto. Uma iniciativa como esta mobiliza afetivamente tanto quem oferta quanto quem recebe com muita expectativa, o que as torna muito mais receptivas também, por isso ficamos tão agradecidos".

Os donativos arrecadados na campanha Doe no Lugar Certo no Natal serão distribuídos entre as 51 entidades parceiras, inscritas no site www.transformarecife.com.br.

De acordo com o coordenador de Comunicação Social da Globo Nordeste, Ronan Drummond, a PCR e o Iasc tem sido parceiros da Rede Globo há muito tempo. "Pedir é muito fácil, a Globo tem um canhão que é o vídeo e as pessoas doam, mas nossa responsabilidade maior é de fazer com que essas doações cheguem onde há a real necessidade e não se percam pelo meio do caminho. E, através do Iasc, a gente tem certeza que essas doações chegarão às mãos certas", afirmou.

Ele explicou que esse chamamento da população para a entrega de donativos na tradicional Árvore de Natal da Globo, pode ser considerado um braço da campanha lançada pela Prefeitura no início de dezembro "Doe no Lugar Certo no Natal". Isso porque as pessoas querem doar mas não sabem onde fazer e, além dos 35 pontos de coleta da PCR, a árvore de Natal da Globo no Derby é central e acessível.

No local, a Rede Globo entregou mais de 16 mil brinquedos para quase 150 instituições, entre elas, Fundação Terra, Pró-Criança, creches e outras entidades. "Agora, na reta final, estamos doando para que o Iasc termine de espalhar devidamente essa solidariedade através dos brinquedos", finalizou Drummond.