Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.12.18 - 17h13

Animação marca embarque de corredores pernambucanos para disputar a São Silvestre

img_alt

Pela primeira vez, os atletas tiveram assessoria esportiva da Prefeitura do Recife para melhorar desempenho na prova. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Num clima de muita animação, um grupo de 44 atletas pernambucanos embarcou, na manhã desta quarta-feira (26), para participar da 94ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece na cidade de São Paulo, em 31 de dezembro. O embarque foi realizado no térreo da Prefeitura do Recife, que disponibilizou o ônibus para a viagem e, pela primeira vez, proporcionou treinamento específico para os corredores. A comitiva inclui 15 servidores municipais da PCR.

O ônibus deve chegar a São Paulo no dia 28 de dezembro e iniciar o retorno ao Recife em 1º de janeiro. A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, destaca a preparação que a Prefeitura ofereceu aos atletas. “A assessoria de corrida já deu um retorno positivo. Os corredores dizem que estão melhores tecnicamente. É uma motivação a mais para a prática de esportes, que proporciona saúde e qualidade de vida”, ressalta.

A preparação técnica e física aconteceu dentro do programa Recife Esportes de Rendimento, iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel). As atividades foram realizadas nos parques da Jaqueira e da Macaxeira, a cargo dos treinadores Cisiane Dutra (que disputou a Olimpíada de 2016 na marcha atlética) e Pedro Antônio.

Disputando a corrida pela nona vez, o atleta Paulo Gonçalo da Silva Farias aprovou a assessoria de corrida da PCR. “O treinamento foi ótimo para melhorar muito minha postura, respiração e velocidade. Eu estava fazendo 10 km em 40 minutos e agora a meta e baixar para 36 minutos. Em 2017, fiz a São Silvestre em uma hora e sete minutos e este ano espero melhorar o tempo”, diz. “Com o treinamento, agora posso dizer que sou um corredor. Ganhei mais resistência e mobilidade”, acrescenta Antônio José do Nascimento, conhecido como Antônio Tapiré, que viaja para sua sétima São Silvestre.

A prova é considerada a principal corrida de rua da América Latina e terá 30 mil participantes neste ano. A São Silvestre fecha o ano esportivo nacional e reunirá atletas de todo o país e também do exterior, que enfrentarão o desafio de 15 km por ruas e avenidas da capital de São Paulo. A largada será na Avenida Paulista e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.