NOTÍCIAS

Cultura | 27.01.15 - 10h46

PCR e Caixa Econômica fecham parceria para capacitação em resíduos eletrônicos

O Recife é a primeira cidade do Nordeste a participar da ação, que já aconteceu em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

Doze catadores serão os multiplicadores da capacitação de reutilização de resíduos eletrônicos. O trabalho surgiu a partir da parceira firmada entre a Prefeitura do Recife e a Caixa Econômica Federal, que realiza a ação pela primeira vez numa cidade do Nordeste. As atividades seguem até a sexta-feira (30) no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). O Instituto GEA será a organização não-governamental responsável pela capacitação que foi iniciada ontem.

A equipe da Gerência Geral da Economia Solidária/PCR e a Secretaria da Mulher do Recife foram responsáveis pela articulação junto as associações e cooperativas com potencial para este tipo de atividade. São elas: Prorecife, Central de Cooperativas de Reciclagem de Pernambuco (CECORPE), Palha do Arroz e Recicla Pernambuco. Até o final desta semana, os catadores aprenderão como desmontar e identificar as peças que podem ser reutilizadas para comercialização. As máquinas para a capacitação foram doadas pela prefeitura por meio da Empresa de Informática do Recife (Emprel).

Durante os próximos quatro meses, as associações e cooperativas que participam da iniciativa receberão da Caixa Econômica os resíduos eletrônicos descartados pela instituição. Esse material será usado como matéria-prima para a geração de renda a partir da lei da política reversa, que garante a destinação correta do "lixo" eletrônico, tomando por princípio a redução de danos ao meio ambiente com base no reutilização. Além do Recife, a iniciativa já passou por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.