Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 27.01.22 - 12h13

Prefeitura erradica construções irregulares em área de preservação no Jiquiá

img_alt

Segunda ação contra crimes ambientais em menos de uma semana resultou em quatro edificações e cinco aterros destruídos. (Foto: Secon/divulgação)

 

Em mais uma ação contra crimes ambientais, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) - órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - demoliu quatro construções irregulares que estavam sendo erguidas em área de preservação  no Jiquiá, na Zona Oeste, nesta terça-feira (25). A iniciativa contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e Polícia Militar.

Além das edificações irregulares foram encontradas cinco áreas aterradas com resíduos de construção civil, um indicativo de que serviriam para novas moradias. Alguns aterros estavam se aproximando das margens do Rio Tejipió. Além de limpar o local, as equipes da Secon e da Emlurb começaram a escavação de valas com o objetivo de recuperar a área degradada. 

O reforço, por parte da Prefeitura, na fiscalização contra delitos ambientais vem dando resultados. Na última quarta-feira (19), uma iniciativa conjunta da Secon com a Brigada Ambiental no mesmo local resultou na prisão em flagrante de dois homens. Um seria mestre de obras de uma construção irregular e o outro dirigia o caminhão do qual o entulho foi despejado no mangue. Enquadrados no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, eles foram levados à Delegacia de Polícia de Meio Ambiente onde foram autuados e liberados após audiência de custódia.

"Mais uma ação que mostra nosso compromisso em combater a ocupação irregular do espaço público e os crimes ambientais, sempre em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Emlurb, Guarda Municipal, além da Polícia Militar. Esses aterros em área de preservação além de destruírem e desequilibrarem o ecossistema local, também têm reflexos negativos na drenagem da cidade, contribuindo para novos alagamentos em períodos de chuvas. Reforçamos o pedido para que a população sempre alerte o poder público quando se deparar com casos como esse", explica o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.

 

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3355-8787 (Secon) e 0800 720 4444 (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade).