Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 27.01.24 - 16h31

Carnaval do Recife 2024 garante folia com acessibilidade para pessoas com deficiência

img_alt

Na maior, mais democrática e inclusiva festa popular do Brasil, a Prefeitura do Recife garante intérpretes de libras e audiodescrição no palco do Marco Zero. (Foto: Gabriel Melo/Acervo PCR Imagem)

 

O Marco Zero volta a receber a festa mais democrática do Brasil e, novamente, garante aos foliões com deficiência uma festa inclusiva durante os seis dias de shows, da quinta (8) até a terça-feira (13). Para isso, a Prefeitura do Recife levará ao maior palco do Carnaval do Recife intérpretes de libras e audiodescritores, que irão dividir o espaço com os artistas, ampliando a acessibilidade comunicacional na maior festa popular do País. 

Além dos intérpretes de libras e da audiodescrição, a pessoa com deficiência que for prestigiar os shows no Marco Zero contará com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2024 contarão com espaço acessível para receber foliões com deficiência. Na Central do Carnaval, na rua do Observatório, haverá tradutores de libras na central de serviços, além de cardápios em braile na arena gastronômica.

Para ter acesso ao frontstage dos palcos do Marco Zero e do Rec Beat, no Cais da Alfândega, os usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida poderão contar com o serviço Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado. O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT, no Cais do Apolo, próximo à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

No Sábado de Zé Pereira, os foliões com deficiência contam com o já tradicional Camarote da Acessibilidade, montado no Pátio do Carmo, próximo à Basílica do Carmo. Para ter acesso e curtir o desfile do Galo da Madrugada, será preciso realizar inscrição por meio do app ou site Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/) para participar de um sorteio, que irá beneficiar 200 foliões, entre pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes. O Camarote da Acessibilidade receberá foliões das 8h às 17h, no sábado (10).

Confira outros serviços e ações que reforçam a política pública de Direitos Humanos e garantem a acessibilidade das pessoas com deficiência no Carnaval do Recife:

CARNAVAL SEM BARREIRAS - Sol, mar e frevo vão marcar o carnaval do Projeto Praia Sem Barreiras no próximo sábado (27), a partir das 9h em Boa Viagem. Orquestra de Frevo vai garantir a alegria dos foliões com deficiência e seus acompanhantes. O Projeto Praia Sem Barreiras oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência às sextas, sábados e domingos, das 8h às 12h, na praia de Boa Viagem, próximo à Rua Bruno Veloso. 

REI E RAINHA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – A 3 ª edição do concurso coroou pessoas com baixa visão/ deficiência visual. O concurso para eleger Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife 2023 aconteceu no Compaz Dom Helder Câmara no dia 19 de janeiro. Os coroados foram Roberto Luiz da Silva, 53 anos, e Luzia Eduarda Santos, 28 anos.

ASSUNTOS: