Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.02.18 - 19h28

Projeto Geração Afeto vai estimular relações afetivas entre famílias e crianças nos primeiros anos de vida

img_alt

Será feito um acompanhamento personalizado e serão ministradas oficinas sobre desenvolvimento infantil e construção do afeto familiar para as mães atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Com o objetivo de estimular as relações afetivas entre as famílias e as crianças nos primeiros anos de vida, a Prefeitura do Recife lançou, na tarde desta terça-feira (27), o Projeto Geração Afeto. Ao longo do ano, será feito um acompanhamento personalizado e serão ministradas oficinas sobre desenvolvimento infantil e construção do afeto familiar para as mulheres atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife, que visa fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e demais familiares, por meio de ações intersetoriais. O trabalho é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), através da Gerência da Criança e do Adolescente do Recife, com a Secretaria de Saúde do Recife.

A ação faz parte do empenho da gestão municipal em voltar a atenção das políticas públicas para a primeira infância, visando garantir o desenvolvimento integral dos recifenses de 0 a 6 anos. Está em andamento a criação do Marco Legal da Primeira Infância, que estabelece diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas focadas no desenvolvimento infantil. A legislação tomará como ponto de partida as ações que a Prefeitura do Recife já desenvolve para as crianças de até 6 anos. O marco legal tornará definitiva a priorização da primeira infância pela gestão municipal, para implementar ações que visem o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças por entender que uma base sólida proporciona um desenvolvimento mais eficaz.

“Se quisermos investimentos transformadores, temos que continuar priorizando a primeira infância. É o que os estudos mostram. Por isso o prefeito Geraldo Julio tomou a decisão estruturante de focar os investimentos na geração que representa o nosso futuro, que vai construir uma sociedade melhor”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que estava no lançamento ao lado da primeira-dama, Cristina Melo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, citou alguns estudos nacionais e internacionais que comprovam que os estímulos de afeto devem começar antes mesmo de o bebê nascer. “A maioria das famílias acha que cuidar da saúde e da alimentação já basta. Claro que isso é primordial, mas só isso não é suficiente para garantir o pleno desenvolvimento das crianças. Vamos tentar ajudar as famílias a ver a importância desse campo relacional e mostrar os caminhos, para elas terem ideia do quanto é importante brincar com a criança, conversar, dar carinho, cantar, olhar no olho e contar historinhas”, exemplificou a gestora.

Desenvolvido pela Gerência da Criança e do Adolescente da SDSJPDDH, o Projeto Geração Afeto visa promover as relações afetivas entre as famílias e as crianças em seu processo de desenvolvimento infantil, durante as fases gestacional e da primeira infância, com o objetivo de contribuir para a estruturação da organização familiar, por entender que o aspecto afetivo tem fundamental influência no desenvolvimento intelectual do sujeito. A ação começará na próxima semana, em cinco Espaços Mãe Coruja, e será concluída em junho. No segundo semestre, o projeto intersetorial será aplicado nos outros cinco Espaços Mãe Coruja existentes. Neste primeiro ano do projeto, serão atendidas até 300 famílias nos dez espaços – 30 em cada unidade. O foco serão as mães grávidas, sobretudo as adolescentes, e as que têm filhos menores de 6 anos, juntamente com os pais das crianças e outros familiares.

As famílias atendidas nos Espaços Mãe Coruja Recife vão participar, cada uma, de quatro oficinas técnicas sobre temas ligados ao desenvolvimento infantil e à construção do afeto familiar. Serão utilizadas técnicas de coaching para apoiar as famílias na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos afetivos. Durante as oficinas, que serão realizadas mensalmente, com duração de uma a duas horas, o facilitador do desenvolvimento infantil vai realizar perguntas-chaves para estimular as famílias a chegarem às respostas. Ao final de cada encontro, ainda serão indicadas tarefas que devem ser realizadas para alcançar as metas traçadas conjuntamente.

A cada mês, um tema diferente será trabalhado com o grupo de familiares, como por exemplo a preparação para a chegada do bebê, licença maternidade e paternidade, a importância do desenvolvimento infantil na primeira infância, os formatos familiares, como acessar seus direitos, primeiros socorros, entre outros assuntos que também poderão ser sugeridos pelos participantes. A primeira oficina será na próxima segunda-feira (5), às 14h30, no Espaço Mãe Coruja da Cohab, que fica no Centro de Saúde Professor Sebastião Ivo Rabelo, onde será discutida a preparação para a chegada do bebê.

Grávida de sete meses, a dona de casa Josefa Maria do Nascimento, 23 anos, participou do lançamento do Projeto Geração Afeto e disse que já está botando em prática os conhecimentos adquiridos no Espaço Mãe Coruja de Joana Bezerra. “Eu já converso muito com minha bebê, mesmo ela ainda estando na minha barriga. Mas confesso que não sabia que ser carinhosa com o bebê era tão importante. Agora, vou tentar dar ainda mais amor à minha filha do que eu já pretendia dar”.

MÃE CORUJA – O Projeto Geração Afeto vai fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2014, pelo Programa Mãe Coruja Recife, que tem a proposta de fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e demais familiares, por meio de ações intersetoriais, aumentando a capacidade de transformar a realidade das mulheres e seus filhos, com a atenção durante o pré-natal, parto e pós-parto da mãe e do filho, do nascimento aos 5 anos e 11 meses. A equipe do programa favorece o acesso das gestantes aos serviços sociais e de saúde.

Recife conta com dez espaços Mãe Coruja espalhados pela cidade. Nesses locais de acolhimento, são promovidas ações intersetoriais, com participação de diversas secretarias da Prefeitura do Recife. Atualmente, o programa acompanha 7.360 mulheres, sendo 1.851 gestantes, além de 4.900 crianças. Já foram distribuídos, para as gestantes que completaram um ciclo de sete consultas de pré-natal, 5.122 kits Mãe Coruja, que vêm com 11 itens de enxoval de bebê, como banheira, fraldas, saboneteira, sabonete, pomada para assadura, entre outros.