Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.02.20 - 14h23

Prefeito Geraldo Julio monitora as ações da PCR relacionadas ao coronavírus

img_alt

A rede municipal de saúde começou a se preparar para a chegada do coronavírus ainda em janeiro, com treinamentos que alcançaram mais de 2.500 profissionais (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio iniciou a manhã desta quinta-feira (27) com uma reunião de monitoramento das ações que a Prefeitura do Recife vem desenvolvendo relacionadas ao novo coronavírus, desde o mês de janeiro. No momento, três pacientes com suspeita de coronavírus estão internados na cidade - dois no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e um em hospital privado. O Brasil teve o primeiro caso confirmado da doença Covid 19, fruto da infecção pelo novo coronavírus, nessa quarta (26), em São Paulo.

O prefeito convocou para o monitoramento o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o secretário de Governo e Participação Social, João Guilherme Ferraz, a diretora-executiva de Vigilância à Saúde, Joanna Freire, a diretora-executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade, Eliane Germano, e o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

Em janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) capacitou profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Samu 192, agentes redutores de danos, além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas, dando orientações sobre as características do coronavírus e dos sinais, sintomas e tratamento da Covid 19; como identificar casos suspeitos, como deve ser o fluxo de notificação, como conduzir os pacientes que venham a procurar as unidades municipais com sintomas de infecção por coronavírus, como evitar a transmissão do coronavírus e outros vírus, entre outras orientações. Os treinamentos alcançaram mais de 2.500 profissionais. 

Na semana anterior ao carnaval, a Sesau também capacitou profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas e motoristas de aplicativos sobre o novo coronavírus, para deixar os profissionais de turismo aptos a dar as primeiras orientações aos visitantes sobre o novo vírus.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, a Prefeitura do Recife preparou a rede municipal de saúde para identificar os casos suspeitos da doença Covid 19 e para lidar com ela. “O Recife começou a se preparar para o novo coronavírus ainda em janeiro. Os casos suspeitos estão sendo monitorados", garantiu o gestor municipal.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falou da importância de a população entender o que é um caso suspeito para não se desesperar sem necessidade, já que os sintomas da Covid 19 são muito parecidos com os das síndromes gripais. “Mais de 80% dos casos são leves e há letalidade em aproximadamente 2,5% dos casos, normalmente em pessoas idosas ou que já tenham outras doenças. A transmissibilidade do sarampo, por exemplo, é nove vezes maior que a da Covid 19”, explicou dr Jailson, que também é infectologista. 

São considerados casos suspeitos de coronavírus pessoas com febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão da doença nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. Também são considerados suspeitos quem tem febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e histórico de contato próximo com caso suspeito de contaminação por coronavírus, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas, assim como quem tem febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório e contato próximo a caso confirmado de infecção por coronavírus, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. 

O secretário reforçou que os pacientes que se enquadrarem nesses casos devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de saúde municipais, como as policlínicas, assim como os hospitais privados, no caso de quem tiver plano de saúde. Jailson Correia também destacou que não há necessidade de acionar o Samu quando os sintomas forem leves.

 » Saiba como identificar um caso suspeito de contaminação pelo

novo coronavírus

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse e/ou dificuldade para respirar, por exemplo) E histórico de viagem para área com transmissão local do novo coronavírus* nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse e/ou dificuldade para respirar, entre outros) E histórico de contato próximo com caso suspeito de contaminação por coronavírus, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse e/ou dificuldade para respirar, por exemplo) E contato próximo de caso confirmado de infecção por coronavírus, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

 * Atenção! A lista de lugares com transmissão local do coronavírus é frequentemente atualizada pelo Ministério da Saúde.

 

» Histórico das ações da Secretaria de Saúde do Recife relacionadas ao coronavírus

 28/01 – Reunião interna da Sesau Recife sobre coronavírus

 30/01 – Sesau Recife participou da reunião promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto com profissionais da Anvisa, Cosems, Lacen, Fiocruz, Sindhospe, Sociedade Brasileira de Infectologia e representantes de hospitais públicos e privados. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da OMS, foram alinhados o protocolo e o fluxo de atendimento nas unidades de saúde do Estado.

31/01 - Foi feita uma capacitação com mais de 60 profissionais da Vigilância Epidemiológica do Recife e com os núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas.

04/02 - Intesificação da capacitação e orientações para mais de 60 profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ligados à Secretaria de Saúde do Recife, na sede da Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde (DEVS), em Santo Amaro.

04/02 – Profissionais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) do Recife visitaram o Consulado Chinês, já que o país é o epicentro da disseminação desse surto de coronavírus. Objetivo foi passar orientações sobre a doença e o que deve ser feito caso tenham conhecimentos de pessoas que vão para a China ou voltaram de lá com sintomas da doença. 

06/02 – Recife participou da Comissão de Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, onde falou sobre as ações da capital pernambucana relacionadas ao coronavírus. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, representou os mais de cinco mil municípios do País. A CIT é o principal fórum deliberativo do SUS no Brasil, reunindo municípios, estados e Governo Federal.

13 a 17/02 - Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começaram a receber atualizações sobre o novo coronavírus, juntos às orientações para o carnaval. O treinamento, dividido em seis turmas, também se estendeu a profissionais do Corpo de Bombeiros, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e trabalhadores aeroportuários, totalizando cerca de 250 participantes, que repassarão o conteúdo para os demais colegas de trabalho.  

18/02 a 20/02 - A Secretaria de Saúde do Recife também capacitou cerca de 50 profissionais da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Esportes (Seturel) do Recife, representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco e de motoristas de aplicativos como 99 Pop e Uber, para que eles repassem para os demais profissionais. Somente o Sindicato dos Taxistas tem cerca de seis mil motoristas cadastrados. Os participantes também receberam parte dos 50 mil folders informativos em português, inglês, espanhol e mandarim que foram distribuídos pela Sesau Recife em hotéis, porto, aeroporto, polos de carnaval e pontos turísticos. O material em mandarim ainda foi entregue ao Consulado Chinês e aos comerciantes chineses que trabalham no Centro do Recife. 

25/02 – Acionamento do plano de contingência elaborado pela Sesau Recife a partir da chegada da caruaruense de 51 anos com suspeita de infecção por coronavírus ao Aeroporto Internacinal do Recife. O Samu Metropolitano do Recife fez o transporte da paciente para o Huoc, e a  Vigilância Epidemiológica do município começou a apoiar a Anvisa e a Secretaria de Saúde do Estado no monitoramento dos passageiros que tiveram contato com o caso suspeito.