Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.02.23 - 17h01

Programas de Residência da Secretaria de Saúde do Recife formam 77 novos residentes

img_alt

Evento aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco, nesta segunda-feira (27), em comemoração à conclusão das formações das turmas 2020–2023 e 2021-2023 de 12 programas oferecidos pela Sesau. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

Uma formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional e interdisciplinar para o SUS (Sistema Único de Saúde). Foi assim que a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, descreveu os 12 Programas de Residência realizados na Secretaria de Saúde (Sesau) do município, que tiveram a solenidade de encerramento das turmas 2020–2023 e 2021-2023 nesta segunda-feira (27), no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco. 

 

As notas do violino interpretando a música “É Preciso Saber Viver”, cantada em coro pelos presentes, deu início ao evento desta manhã. Ao todo, 77 residentes concluintes dos Programas de Residência em Saúde da Sesau foram prestigiados por familiares, preceptores, coordenadores e autoridades em Saúde. Entre os programas estão a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Residência em Medicina de Família e Comunidade, Residência em Vigilância em Saúde, Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial e Residência Médica em Ginecologia.

 

“A residência promove uma transformação do início ao fim, é o SUS em movimento. E os  programas desenvolvidos na Sesau são pautados em princípios educacionais que têm a Rede Municipal como campo de prática. Nós sabemos como são grandes os desafios da saúde pública, e, por isso, através do Plano Recife Cuida, a Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde,  impactando diretamente no atendimento prestado aos recifenses”, pontuou Luciana Albuquerque. 

 

Além da secretária de Saúde do Recife, a mesa foi composta também pela secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas; a representante da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Recife, Rafaela Pacheco; a representante do Coreme do Hospital da Mulher do Recife, Jucille do Amaral; a representante da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do IMIP, Angélica Xavier, e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Oscar Correia. 

 

Durante a solenidade, todos os 77 residentes concluintes foram chamados nominalmente para receber palmas em homenagem à conquista. Como representante dos preceptores, a médica psiquiatra, Carla Maciel, também participou do evento e o concluinte, Rogean Vinicius Santos Soares, foi o orador das turmas, ressaltando os desafios da formação em meio a covid-19 e a importância desse encerramento. “Ser profissional da saúde é ser um ator social, político e humanizado para cada dia fortalecer a saúde brasileira, pernambucana e recifense. A cada vida salva, é uma revolução que fazemos. Devemos estar de prontidão para defender o SUS e assistir a população, pois essa é a nossa missão”, finalizou.

 

“Esse é um momento de alegria, pois estamos formando novos profissionais que estão qualificados para fortalecer o Sistema Único de Saúde. Isso é um marco porque nossos 12 programas de residência em saúde são referência não só para o Estado, mas fora dele também. Além disso, os preceptores são muito importantes na formação no SUS e para o SUS, que é o que a gente preconiza dentro da secretaria, em todas as áreas, seja na assistência ou gestão”, concluiu a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas.