NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.12 - 16h52

Prefeitura do Recife realiza varredura preventiva no Ibura

A ação foi realizada na comunidade de 27 de Novembro, durante esta manhã

Por Larissa Rolim 

[caption id="attachment_15512" align="alignleft" width="334" caption="Iniciativa tem a participação de 150 profissionais do Município e faz parte da Operação Inverno. Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Na manhã desta terça-feira (27), a localidade de 27 de Novembro, no bairro do Ibura, foi beneficiada pela quinta varredura preventiva nos morros, realizada pela Prefeitura do Recife desde o início do mês. A iniciativa procura intensificar diversas ações e serviços, nas áreas de risco da cidade, com a participação de vários órgãos municipais, de forma integrada. O objetivo é diminuir os riscos e identificar previamente situações que possam gerar casos de deslizamento. Cerca de 100 famílias foram beneficiadas com a iniciativa, que teve a participação 150 profissionais do Município.

No local, foram realizados corte de árvores, limpeza, capinação, colocação de lonas plásticas, entre outros serviços. Também foram promovidas ações educativas (comunicação de risco) junto aos moradores, atendendo à população e conversando sobre práticas seguras nas áreas de risco. “É uma orientação que a Defesa Civil do Recife fornece acerca das medidas que as pessoas podem adotar no período chuvoso. Como sair do imóvel, procurar um local seguro, telefonar para a Codecir de acordo com a quantidade de chuvas, assim como os procedimentos a serem adotados se ela se encontrar em uma situação de risco”, explica Keila Ferreira, coordenadora de Defesa Civil do Recife. Para isso, foram distribuídos folders, cartilhas e ímãs de geladeira, com o telefone da Codecir. (0800.081.3400).

A iniciativa já passou pelos bairros do Vasco da Gama, Jordão Alto, Guabiraba e Linha do Tiro. A última varredura nesse formato integrado será na próxima quinta-feira (29) no canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo. Também estão sendo realizadas vistorias técnicas, desobstrução de canais, canaletas e galerias, remoção de entulhos e combate à proliferação da dengue e de roedores. Nos casos em que for necessário, também há a autuação e notificação de situações irregulares, assim como a apreensão de material, demolição de edificações que apresentem algum perigo.

Fazem parte das varreduras a Codecir, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Iasc, Programa Parceria nos Morros, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Cruz Vermelha.