NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.14 - 15h07

CTTU implanta binário no bairro do Jiquiá

Alterações acontecem em três ruas e começam a valer no sábado (29)

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar mais um binário nas ruas do Recife, a partir do sábado (29). Dessa vez, se trata das ruas Antônio Carneiro e João Teixeira, no bairro do Jiquiá, Zona Oeste da cidade. Além disso, a Rua Jorge Abrantes passará a ser mão única. As alterações serão realizadas para melhorar o trânsito na região.

Na Rua Antônio Carneiro, o fluxo, que era mão-dupla, passa a ser mão-única no sentido Rua Jorge Abrandes. O estacionamento ficará permitido do lado esquerdo da via e, do lado direito, haverá a proibição de acordo com o horário delimitado (de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h e no sábado entre 7h e 14h).

Já na Rua João Teixeira, o sentido único permitido será em direção à Avenida Doutor José Rufino. O estacionamento fica liberado no lado esquerdo para veículos e, do lado direito, a proibição é determinada por horários (de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h e no sábado entre 7h e 14h).

Na Rua Jorge Abrantes, transversal às duas anteriores, o estacionamento de veículos passa a ser permitido apenas do lado esquerdo da via. Do lado direito, a proibição é determinada por horários (de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h e no sábado entre 7h e 14h). Com a implantação do ordenamento nas vias, o fluxo de veículos será otimizado na área.

A CTTU implantou sinalização viária horizontal e cerca de 130 placas de sinalização vertical nas ruas do entorno regulamentando a nova circulação. Também houve a manutenção de todas as placas de sinalização da área. Agentes de trânsito vão estar na via orientando condutores e informando sobre as mudanças.

OUTRAS MUDANÇAS - A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo aos cofres públicos.

Confira as mudanças realizadas desde o começo da gestão pela CTTU:

- Proibição de giro à esquerda na Agamenon Magalhães com Odorico Mendes;
- Proibição de dois giros à esquerda na Av. Beberibe;

- Mudança no trânsito na Rua Isaac Salazar, Tamarineira;

- Modificações no trânsito do bairro de Casa Forte, no entorno do Hiper Bompreço. As ruas Leonardo Bezerra Cavalcanti, João Tude de Melo e Nestor Silva passaram por mudanças para melhorar a mobilidade do bairro;

- Implantação de mais um binário nas ruas Padre Luiz Marques Teixeira e João Dias Martins, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade, vias que fazem a ligação entre as ruas Barão de Souza Leão e Marquês de Valença;

- Implantação de um binário nas ruas Doutor Genaro Guimarães e Raimundo Freixeira, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. Além da proibição de estacionamento da Rua Irmã Lúcia, no mesmo bairro;

- Inversão do sentido da Rua Setúbal, em Boa Viagem, na Zona Sul;

- Proibição de giro à esquerda no cruzamento das ruas 13 de Maio e Palmares, em Santo Amaro;

- Implantação de binário nas ruas dos Arcos e Marquês de Tamandaré, no Poço da Panela, Zona Norte da cidade. Além da proibição de estacionamento na Rua Soares de Azevedo, no mesmo bairro;

- Implantadas intervenções que variam entre mudança de sentido, manutenção na sinalização horizontal e vertical e implantação de carga de descarga em 31 vias do bairro de Boa Viagem. O pacote de mudanças faz parte do Projeto Bairro Legal.

- Implantado binário nas ruas do Chacon e Dona Olegarina da Cunha;