NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.14 - 10h18

Prefeitura do Recife reforça educação ambiental nas escolas

[caption id="attachment_44837" align="alignleft" width="680"] Professores foram capacitados para levar às salas de aula uma nova metodologia, que reforça a responsabilidade de cada pessoa no cuidado com a natureza. (Foto: Ivanildo Francisco/ PCR)[/caption]

Mais de 490 professores lotaram, nesta quinta-feira (27), o auditório do Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, para participar da capacitação sobre o novo Programa de Educação Ambiental da Prefeitura do Recife. Debates, apresentações, distribuição de material e uma palestra com o teólogo e ecologista Leonardo Boff marcaram o roteiro de trabalho da qualificação. O programa, que é denominado “Educar para uma Cidade Sustentável”, propõe uma metodologia diferenciada para abordar a temática em sala de aula, reforçando a responsabilidade de cada pessoa no cuidado com a natureza.

Na abertura da capacitação, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, explicou que o programa vai melhor direcionar as ações das escolas na temática, além de enriquecer o ensino sobre a preservação da natureza e o uso sustentável de seus recursos. “Sabemos que as escolas de alguma forma já trabalhavam esse tema. Mas, agora, juntamos os saberes e sistematizamos as ações na área de educação ambiental. Ao invés de ações isoladas, teremos realmente uma política municipal e uma metodologia apropriada para sensibilizar as crianças e construir uma consciência ambiental”, afirmou.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, destacou que os desequilíbrios ambientais há muito tempo exigem uma maior conscientização social, e a Prefeitura do Recife demonstra compromisso ao lançar o Educar para uma Cidade Sustentável. "É o momento propício para começarmos a discutir essas questões ambientais com os nossos jovens, nas escolas. Já tínhamos algumas experiências interessantes na rede municipal, mas agora o programa instala essa iniciativa em definitivo para os 90 mil alunos", afirmou.

Concebida pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), a iniciativa prevê que professores e alunos realizem, ao longo do ano, projetos abordando temas como biodiversidade, água, verde urbano, tratamento e separação dos resíduos sólidos. Para o trabalho nas salas de aulas, os educadores contarão com um material didático composto por um guia prático de sustentabilidade, calendário ecológico, legislação relacionada à educação ambiental, filmes e um cronograma de atividades.

Com a intenção de estreitar os laços dos estudantes com a natureza, os professores também serão incentivados a fazer visitas às áreas de preservação, a exemplo do Jardim Botânico do Recife e do Rio Capibaribe, através do apoio do barco escola. Afora os passeios, as escolas terão a oportunidade de participar ativamente do calendário ecológico do Recife em 2014, a exemplo da campanha de reciclagem do Movimento Limpa Brasil, a Mostra Ambiental do Recife (Maré) e a Caravana Ambiental.

Professores como Rosângela Gomes, que ensina crianças do ensino fundamental I, estão entusiasmados com o aprofundamento da educação ambiental nas atividades dentro e fora de sala de aula. "Teremos um bom suporte para o trabalho. E a presença de Leonardo Boff aqui na abertura veio trazer mais uma boa referência para o programa. Estou feliz porque vejo que vamos começar a difundir mais as ideias da educação ambiental. Afinal, não há melhor lugar para isso do que a escola", acredita a docente, que leciona na Escola Municipal Dom José Lamartine Soares, do bairro de Brejo de Beberibe.

Feira de conhecimento - Para expor o resultado do primeiro ano do programa, em setembro, será promovida uma Feira de Conhecimentos na galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A mostra será formada por desenhos, pôsteres, fotos, vídeos, maquetes, produções literárias e artísticas, além de outras formas de expressão dos estudantes e professores que retratem a compreensão dos problemas e das possibilidades de mudar para melhor a vida na cidade.

Todo o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental nas escolas ainda será documentado em vídeo. Ao final do ano letivo, uma festa marcará o lançamento do documentário e haverá a premiação dos professores e das escolas que mais se empenharam em disseminar conhecimento e conquistar agentes multiplicadores em defesa do Meio Ambiente.