NOTÍCIAS

Cultura | 27.03.14 - 15h00

Prefeitura lança Colorindo o Recife

[caption id="attachment_44858" align="alignleft" width="680"] Projeto promove intervenção de artistas visuais, transformando muros da cidade em grandes painéis de arte. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, dá início, nesta quinta-feira, ao projeto “Colorindo o Recife”, que irá transformar muros da cidade em grandes painéis, por meio da intervenção de artistas visuais. Espaços de todas as seis RPAs (Regiões Político-Administrativas) serão contemplados. A ação vai acontecer em parceria com a ONG Cores do Amanhã, formada por educadores, artistas plásticos e grafiteiros.

Na manhã dessa quinta-feira (27), o muro do estabelecimento de número 550, na Rua dos Palmares, em Santo Amaro, já ganhou novas cores. Com a temática da responsabilidade no trânsito e o respeito ao próximo, os artistas usaram sua imaginação e a habilidade artística para formar mais um belo painel.

“Após o projeto-piloto, realizamos um mapeamento de possíveis locais que poderiam receber a ação. Além de garantir a valorização dos espaços públicos, também vamos proporcionar uma espécie de galeria a céu aberto para a população”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

No último mês de outubro, a Prefeitura fez uma experiência com o muro do Cemitério de Santo Amaro, na Avenida Mário Melo, com arte assinada pelo grafiteiro Galo de Souza. A iniciativa teve ampla aceitação, sendo transformada em um projeto maior. Este ano, o Colorindo o Recife alcançará 15 muros da cidade.

Inicialmente, estão na lista o muro lateral do Conservatório de Música do Estado, na Rua Doutor Leopoldo Lins (na Boa Vista), o muro do Colégio Ulisses Pernambucano, na Rua Gouveia de Barros ou Álvares de Azevedo (em Santo Amaro); o muro do prédio da Guarda Municipal, na Rua Álvares de Azevedo, e o muro da Secretaria de Controle Urbano do Recife, na rua Afonso Pena (ambas em Santo Amaro).

LEMINSKI - O Recife Antigo também vai ganhar o projeto Colorindo o Recife. O muro lateral do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica na Rua Barão Rodrigues Mendes, irá expor uma frase do escritor Paulo Leminski. O retrato de “Haja hoje para tanto ontem”, texto de Leminski, será feito pelo artista espanhol Carlos Adeva na tarde desta quinta-feira (27), a partir das 13h.

Próximas intervenções do Colorindo o Recife:
• O muro lateral do Conservatório de Música do Estado, na Rua Dr. Leopoldo Lins;
• O muro lateral do Colégio Ulisses Pernambucano, na Rua Gouveia de Barros;
• O muro da Guarda Municipal, na Rua Álvares de Azevedo;
• O muro da Secretaria de Controle Urbano, na Rua dos Palmares;


MISSÃO - Como parte das ações do projeto Colorindo o Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, lança a 21ª missão por meio do perfil @euamorecife, a partir desta quinta-feira (27). Nesta edição, o tema será “Fotografe o Recife”, utilizando a hashtag #colorindoorecife. Serão selecionadas 50 publicações que ficarão expostas durante um ano no muro do Cemitério de Santo Amaro.

A ação acontece por meio do aplicativo Instagram, gratuito para iPhone e Android. As fotografias devem ser publicadas até o dia 26 de abril e uma semana após esse prazo elas estarão expostas em Santo Amaro. Os vencedores serão divulgados por meio do perfil @euamorecife, no Instagram. A exposição Recife será composta por 50 painéis de 1,50 x 1,65m.

As missões criadas neste aplicativo tem o objetivo de enaltecer as belezas da cidade do Recife, registradas pelos cidadãos. Qualquer pessoa que tenha uma conta no Instagram pode participar com quantas fotos quiser. Em caso de empate, ganhará a foto que tiver mais comentários na postagem. O regulamento do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura do Recife.