NOTÍCIAS

Saúde | 27.03.17 - 18h12

Comitiva do governo do Reino Unido conhece a Upinha 24h do Morro da Conceição

img_alt

Na tarde desta segunda (27) o prefeito Geraldo Julio recebeu representantes do governo britânico para conhecer a unidade e tratar de convênio entre a PCR e o Reino Unido para melhoria no antedimento de Saúde. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de melhorar a qualidade da Rede de Atenção Básica à Saúde, o prefeito Geraldo Julio, acompanhado do secretário de Saúde, Jaílson Correia e o secretário executivo do Gabinete de Representações e Relações Internacionais, Marcos Raposo, recebeu a diretora do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Anna Clunes para uma visita à Upinha Moacyr André Gomes, na tarde desta segunda-feira (27). A visita da comitiva, também formada pelo Cônsul Geral do Reino Unido no Recife, Graham Tidey e pela Cônsul Geral do Reino Unido em São Paulo, Joanna Crellin, tinha como objetivo, além de conhecer a unidade de saúde, tratar do convênio firmado entre os governos no qual a capital pernambucana foi selecionada para receber o Projeto de Aceleração da Saúde (Health Accelerator Programme), que visa tornar mais eficiente a assistência ao usuário da rede municipal.

"Estamos aqui discutindo a efetividade da atenção básica no Brasil, tratando de comunidades que precisam muito do SUS e que precisam de um serviço de qualidade e que tenha, de fato, resolutividade, para que resolvam os problemas que as pessoas têm na saúde. Esta já é uma parceria importante, já rendeu frutos, e agora temos a expectativa de que possamos habilitar novos projetos que permitam que a gente possa ampliar nosso trabalho", declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a iniciativa, que recebeu o investimento de 354 mil libras esterlinas do Fundo de Prosperidade  do Reino Unido, valor equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão, que foram aplicados diretametne pelo fundo em trabalho de consultoria e capacitação dos profissionais da área de saúde.

Durante o trabalho de campo no Recife, os consultores das Redes Acadêmicas em Ciências da Saúde do Governo Britânico (Academic Health Sciences Network – AHSN), junto com profissionais de saúde da cidade, realizaram visitas a algumas unidades do município, como as Upinhas, Policlínicas e Unidades Básicas Tradicionais. Em seguida, construíram análise sobre o processo de trabalho, que teve como foco as consultas de urgências. Todo o trabalho de consultoria teve como meta orientar sobre práticas para a melhoria do serviço de atendimento ao cidadão.

     

O secretário de saúde, Jailson Correia, explicou a importância do diálogo com o Reino Unido a partir deste projeto e do investimento obtido: "Tivemos um primeiro momento que foi a assinatura de um termo de compromisso que selou a aproximação entre o Governo britânico e a Prefeitura do Recife. O governo britânico tem esse fundo, que se chama Fundo de Prosperidade, que é aplicado em forma de cooperação junto a várias cidades do mundo. O Recife participou através de um projeto e fomos selecionados dentre vários municípios no Brasil e isso resultou nesse investimento, que tem como objetivo melhorarmos o atendimento na atenção básica de saúde. Hoje estamos fechando este ciclo de trabalho, fazendo uma avaliação dessa consultoria que recebemos e vamos a partir dessa experiência aprimorar nosso trabalho", afirmou o secretário.

Para Anna Clunes, diretora do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido a relação com o Brasil e com o Recife estão se estreitando e ainda devem gerar outros frutos. "Existem relações há bastante tempo entre o Reino Unido e o Brasil, mas o nosso governo está olhando ainda mais agora, para ampliar essa relação e estes laços. A área de saúde já está no nosso foco de investimento também há um tempo, principalmente em relação a parcerias entre universidades e é muito importante ver, a partir da troca de experiências, como podemos melhorar o atendimento e fortalecer esse atendimento de atenção básica .Permanecer no diálogo é ótimo e ainda poderemos desdobrar projetos e fazer muitas coisas", garantiu.

ASSUNTOS: