NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.03.18 - 23h09

Roda de Fogo avança na regularização fundiária com mais 600 escrituras entregues

img_alt

Prefeito Geraldo Julio e governador Paulo Câmara realizaram a entrega das escrituras, garantindo a propriedade do imóvel para cerca de 3 mil pessoas da região. Noite também contou com o anúncio da continuidade das obras da Creche que vai atender à comunidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na noite desta terça-feira (27), 600 famílias da comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, Zona Oeste do Recife, receberam as escrituras de propriedade de suas casas. A ação foi uma ação conjunta da Prefeitura do Recife, com o Governo de Pernambuco, coordenada pela Perpart, fruto do Programa Meu Imóvel Legal. O prefeito Geraldo Julio e o lado do governador Paulo Câmara realizaram a entrega do documento que garantiu e assegurou a propriedade das famílias que residem no local. Na ocasião o prefeito e o governador também assinaram a Ordem de Serviço para a retomada das obras da nova creche da comunidade, que vai atender a 225 crianças da comunidade.

“Hoje chegamos a 1.700 escrituras entregues pela Perpart, pelo Governo do Estado, aqui em Roda de Fogo. Uma conquista de 31 anos de luta da população. Mas além disso Roda de Fogo celebrou hoje mais outras duas conquistas, não só a propriedade da casa, que foi uma luta de décadas, mas também o anúncio da creche, que vai atender as crianças aqui de Roda de Fogo, e também da área comercial que fica em frente à creche e ao terminal. São pessoas que lutam tanto para terem suas rendas”, comentou o prefeito Geraldo Julio, mencionando também o ordenamento que será feito na área, que irá contemplar a reforma do centro comercial localizado no Terminal da comunidade.

Com o objetivo de transferir a propriedade definitiva do terreno, a ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal (PMIL), cedendo o documento com o registro no Cartório de Imóveis àqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem o terreno para fins de moradia. A partir da ação, o cidadão recebe a escritura definitiva, realizando assim uma regularização fundiária jurídico-dominial de interesse social, garantindo todos os benefícios sociais e legais atinentes à propriedade definitiva do imóvel para os moradores.

O governador Paulo Câmara garantiu que esta é uma ação que terá continuidade.“Temos muito o que fazer ainda. A escritura e a regularização das pessoas que já moram aqui há tanto tempo é uma prioridade do nosso governo, não apenas em Roda de Fogo mas também em outros lugares de Pernambuco. Agora as pessoas terão tranquilidade porque com a escritura podem passar pros seus filhos, poem fazer reformas. É fundamental um trabalho como esse e só queremos acelerar, mas este é um trabalho que vai continuar até que a gente consiga entregar a todas as pessoas”, afirmou o governador.

Maria Martins de Melo, de 64 anos, uma das beneficiadas com a escritura, falou da emoção em receber a documentação. “Foram 23 anos esperando por essa casa que vai finalmente ser minha. É uma luta antiga minha e de vários moradores, estamos todos radiantes. Agora sim posso dizer de peito aberto e ficar tranquila porque a casa é minha”, declarou a dona de casa.

Ao todo, já foram entregues 2.671 escrituras de propriedade no Recife, pelo Programa de Regularização Fundiária que reúne Governo do Estado, Prefeitura do Recife Poder Judiciário num esforço conjunto, beneficiando mais de 13 mil recifenses. Há dois anos, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, participa deste grupo de trabalho responsável pela regularização fundiária de mais de 38 mil imóveis localizados em todas as regiões Político-administrativas.

Creche – O prefeito Geraldo Julio também anunciou na ocasião, a continuidade das obras da Creche-Escola de Roda de Fogo. Com investimento de R$ 3.075.642,07, a nova Creche será uma das maiores dentre as que já foram construídas pela atual gestão e vai abrir 225 novas vagas, sendo, desse total, 121 serão destinadas para crianças de zero a 3 anos e as demais vagas restantes para os pequenos com 4 e 5 anos de idade. Com uma área total de 1.323,58m², a nova Creche contará com bloco administrativo e pedagógico, pátio coberto, refeitório, fraldário, sala de professores, lavanderia, banheiros adulto e infantil, salas de repouso, salas de aula, de informática e de multiuso e área de recreação. A obra está prevista de ser concluída no prazo de aproximadamente seis meses.