NOTÍCIAS

Saúde | 27.04.16 - 13h33

Prefeitura do Recife entrega “chaves” do Hospital da Mulher para o HCP

img_alt

Termo de gestão da unidade foi assinado nesta quarta (27) entre o prefeito Geraldo Julio e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Unidade entra em operação no Dia das Mães (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha já está “nas mãos” do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que vai realizar o gerenciamento, operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde da unidade. O contrato entre a Prefeitura do Recife e a organização responsável foi assinado na manhã desta quarta-feira (27) pelo prefeito Geraldo Julio e o superintendente geral do HCP, Hélio Fonseca. O hospital é o primeiro do município voltado para as mulheres da cidade. A seleção dos candidatos para ocuparem as 455 vagas de emprego disponibilizadas para o local já está em andamento e a unidade de saúde será inaugurada no próximo Dia das Mães.

“O contrato é de dois anos e estabelece algumas metas estabelecidas para a vencedora. Serão apresentados relatórios e prestações de contas a cada três meses. E a gente fica feliz em ter o Hospital de Câncer, que é uma instituição renomada, como quem vai administrar a unidade”, comemorou o prefeito. “A gente sabe a qualidade do serviço oferecido pelo Hospital de Câncer e sabemos que a população do Recife será muito bem atendida na unidade”, acrescentou. A obra está 100% concluída e os equipamentos sendo instalados no local.

O contrato de gestão, com vigência de dois anos, poderá ser prorrogado por mais dois anos, até o tempo máximo de 10 anos. Consta no documento exigência de metas mínimas a serem atingidas conforme a capacidade de atendimento estabelecido para o Hospital da Mulher, bem como a entrega de relatórios de avaliação e desempenho a serem utilizados mediante indicadores de qualidade e produtividade que estão detalhados em um plano de trabalho.

“Nós adotamos uma gestão diferenciada no Hospital de Câncer nestes últimos anos e isso fez com que nós tivéssemos habilitados para participar deste processo. Vamos trazer essa experiência de gestão de um hospital que vem conseguindo avançar, melhorando seus indicadores e elevando seus resultados. Hoje, o HCP é reconhecidamente um hospital que trabalha em prol do cidadão recifense e vamos trabalhar desta maneira no Hospital da Mulher do Recife”, disse o doutor Hélio Fonseca.

Participaram ainda do evento de assinatura do contrato de gestão do Hospital da Mulher, o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux, além do promotor da Saúde do Ministério Público de Pernambuco, Édipo Soares Cavalcante Filho.

O Hospital da Mulher é a maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura do Recife em toda a sua história. Iluminação, aparelhos de ar-condicionado, instalações elétricas e hidráulicas de um modo geral já estão funcionando, além de alguns equipamentos, como os de raio-X e tomografia, que já estão instalados. A unidade tem capacidade para realizar por mês 400 partos, 250 cirurgias, além de 10.000 atendimentos ambulatoriais de pré-natal de alto risco, assistência ao parto e puerpério e atendimento em diversas sub especialidades, tais como: ginecologia infanto puberal, climatério, serviço de esterilização cirúrgica e mastologia.

Contará ainda com banco de leite humano, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogos e enfermeiros. Ainda serão realizados mensalmente 2.680 ultrassonografias, 4.000 exames de raio-X e 1.320 exames de mamografia. A unidade de saúde possui investimentos da própria Prefeitura, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.