Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.04.19 - 13h14

Jordão Baixo abre o Recife em Ação 2019

img_alt

Mutirão que leva serviços integrados para as comunidades da cidade vai percorrer 30 bairros este ano. Prefeito Geraldo Julio conferiu a primeira edição na manhã deste sábado (26) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A manhã deste sábado (27) foi de muita atividade para os moradores do bairro do Jordão, que receberam o mutirão de serviços integrados Recife em Ação, primeiro a acontecer neste ano de 2019. O prefeito Geraldo Julio acompanhou as ações que desde às 8h estavam disponíveis para a população, na Escola Municipal Deputado Edson Cantarelli, localizada na rua Rubineia. A população pôde usufruir de serviços de assistência social, saúde, educação, limpeza urbana, cidadania, entre outros.

“Estamos aqui em mais um mutirão importante. Já fizemos mais de 50 mutirões, chegando junto da população, chegando perto de casa, levando serviços, saúde, toda a parte de assistência social, emissão de documentos, a Emlurb também está aqui fazendo limpeza, cuidando da iluminação, todo o trabalho da prefeitura chegando junto dos bairros e eu faço questão de estar sempre presente. Estamos iniciando a jornada desse ano, vamos rodar, queremos fazer mais de 30 mutirões esse ano, todo sábado em algum bairro da cidade, ajudando a população a superar esse tempo difícil”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Ao longo do dia, o mutirão vai oferecer uma série de serviços gratuitamente, que somam mais de 45 atividades de sete secretarias e órgãos. A iniciativa, que tem como objetivo alcançar cerca de 2500 pessoas, é voltada para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, já esteve em mais de 40 microrregiões da cidade.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) esteve no local, reforçando os serviços de drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana, intensificando também a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias, além de toda revisão e reparo na iluminação da localidade. O mutirão também contará com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 40 ajudantes executarão varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.

Outro serviço importante para a população, foi a vacinação contra a gripe. Poderão se imunizar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, mulheres grávidas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pessoas idosas, professores, profissionais de saúde, policiais e bombeiros, por fazerem parte do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Além disso, também esteve presente o caminhão do mamógrafo móvel, realizando exame, que pode ser feito por mulheres entre 50 e 69 anos.

Iracací Xavier de Lima, de 54 anos, era uma das que aguardavam atendimento no mamógrafo e comentou a importância da ação. Muitas vezes é difícil sair de casa, e aqui, com tudo pertinho, fica mais fácil de fazer. Um exame como esse, perto da gente, temos que aproveitar. Além de mim que vim fazer exame, trouxe minha filha pra tirar documento. Todo mundo aproveitando essa ação que traz tanta coisa boa pra perto da comunidade”, comentou a dona de casa.

O secretário de Saúde, Jailson Correia, esteve presente no local e também falou das ações de saúde para a população . “São vários serviços de saúde, que vão desde a mamografia até o trabalho dos agentes de saúde ambiental, fazendo aqui o reforço das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, até aferição de pressão, verificação da glicose, orientações sobre saúde e é claro, estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe e é fundamental que a gente possa trazer as pessoas dos grupos prioritários para essa proteção”, explicou o secretário.

No local, também foi possível fazer emissão de documentos, atualização e inclusão no Cadastro Único, segunda via, de RG e certidões de nascimento, casamento e óbito. Ainda no mutirão, houve contação de histórias e brincadeiras populares mediadas por profissionais da Secretaria de Educação do Recife, além da divulgação dos espaços e serviços voltados para o acolhimento das recifenses e o combate à violência de gênero, orientada pela Secretaria da Mulher

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) também esteve presente oferecendo os serviços de intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores e ainda realizando agendamento para emissão de Carteira de Trabalho. Moradores também tiveram acesso também às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento e Crédito Produtivo.