NOTÍCIAS

| 27.05.11 - 12h16

Moradores do Habitacional Mangueira da Torre recebem capacitação sobre gestão condominial

Cerca de 30 novos condôminos da 1ª etapa do habitacional participaram da reunião.

Por Pablo Ravel

Com objetivo de preparar os moradores para gerirem os destinos do habitacional, dentro das normas legais de administração de condomínios, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Autarquia de Saneamento (Sanear), iniciou, na noite desta quinta-feira (26), o processo de elaboração do regulamento interno do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre. A atividade foi realizada no Colégio Equipe, localizado na Avenida Beira Rio, e contou com a participação de 30 novos moradores da 1ª etapa do habitacional. Durante o encontro, foram escolhidos os quatro síndicos, sendo um para cada bloco de oito apartamentos, e divididos os quatro grupos temáticos - Administração, Direitos e Deveres, Proibições e Organização de Assembléias.
A gerente de Articulação Institucional e Comunitária da Sanear, Déborah Falcão, fez a abertura do encontro e explicou para os moradores o processo de eleição dos síndicos e a divisão dos grupos temáticos. "É importantíssimo que haja este momento para colocar em discussão temas como moradia coletiva, verticalidade e divisão de tarefas e deveres dentro do habitacional. Esta é uma comunidade batalhadora e que busca seus direitos. Vamos construir aqui o regime interno de forma democrática e com participação de todos", afirmou Déborah.
Dividido em duas etapas (capacitação e oficinas), os encontros vão se repetir até o dia 15 de junho. Todas as atividades programadas pretendem conscientizar os concessionários sobre a importância da participação comunitária na tomada de decisões que promovam a mudança de hábitos para quem passa a viver em ambientes coletivos. Já a segunda e última etapa da atividade vai constar de oficinas educativas reunindo crianças e adultos das 32 famílias participantes.
Apesar dos compromissos, a autônoma Silvana Nunes fez questão de participar deste primeiro encontro. "Mesmo sem ter tempo, tive que dar um jeito e vim para reunião, pois seu que é uma obrigação minha como moradora do condomínio e cidadã do Recife", concluiu Silvana.
Mangueira da Torre – Conjunto habitacional ocupado por cerca de 130 moradores da comunidade Mangueira da Torre, os 32 apartamentos foram entregues pelo município no dia 10 de abril, dentro das ações de saneamento integrado em andamento na localidade.

Saiba mais - Além de um conjunto habitacional com 69 unidades, entregue em duas etapas, o projeto de urbanização em andamento na Mangueira da Torre compreende ainda a implantação do sistema de esgotamento sanitário, abastecimento d’água, pavimentação e drenagem de cinco ruas, quatro travessas e 16 acessos. Naquela comunidade, as ações estão sendo realizadas dentro dos padrões de saneamento integrado, o que envolve participação popular, controle social e práticas sustentáveis, através de um trabalho de educação sanitária e ambiental