NOTÍCIAS

Educação | 27.05.15 - 10h19

Prefeitura do Recife promove formação para estagiários da Educação Especial

img_alt

O encontro teve o objetivo de mostrar a importância do acompanhamento dos alunos com deficiência. (Foto:

 

Cerca de mil estagiários que dão apoio aos estudantes com deficiência nas escolas municipais do Recife participaram, nesta terça-feira (26), de uma formação na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, localizado na Madalena. Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, o encontro buscou ampliar a qualidade do atendimento educacional dos alunos com deficiência.

Além de participar de uma dinâmica de sensibilização, os estagiários puderam tirar dúvidas sobre os seus direitos e deveres, além de entender mais sobre suas atuações na mediação da aprendizagem dos estudantes com deficiência. De acordo com a chefe da Divisão da Educação Especial, Lauricéia Tomaz, o encontro também foi organizado para ouvir os estagiários, que em sua maioria são estudantes de Pedagogia. "Além de mostrar para eles o importante papel que eles têm na vida desses alunos, a formação também serve para trabalhar a questão dos direitos dos estagiários e responder as dúvidas deles", destaca.

Estagiária da Creche-Escola Albérico Dornelas Câmara, Orleane Ferreira disse que, na formação, aprendeu ainda mais a lidar com crianças especiais. Para ela, que dá suporte a um aluno com Transtorno do Espectro Autista na creche, momentos como estes são muito importantes. "Eu sempre me identifiquei com a Educação Especial e hoje gosto ainda mais. Tenho acompanhado o desenvolvimento de um aluno na creche e cada experiência me deixa ainda mais inspirada. Eu volto pra casa com a sensação de dever cumprido", conta Orleane.

CONCURSO - A Prefeitura do Recife criou o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), com o objetivo de profissionalizar o apoio aos alunos com deficiência que estudam nas escolas municipais. Um concurso público para preenchimento das vagas será realizado. O edital deverá ser lançado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) até o segundo semestre deste ano. Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. O salário será de R$ 1.082 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - A educação inclusiva tem sido umas das prioridades da Prefeitura do Recife em 2015. Pacientes internados com câncer, alunos surdos, autistas e com outras deficiências têm ganho estímulos para continuar exercendo o direito à educação por meio de iniciativas como a classe hospitalar instalada no Hospital Oswaldo Cruz, as salas bilíngues para alunos surdos e o transporte escolar inclusivo para os estudantes que têm dificuldade de locomoção. As três iniciativas foram lançadas em março, atendendo, nesta primeira etapa, mais de 300 alunos. Em abril, mais um projeto inclusivo foi iniciado: as aulas de robótica especificamente voltadas aos alunos autistas.