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Política Urbana | 27.05.23 - 08h37

Oficina sensibiliza comunidades escolares no Jordão sobre como crianças devem usar as ruas

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Prefeitura do Recife tem investido na educação, sensibilização das comunidades e na infraestrutura viária. Falta de segurança viária é a principal causa de morte de crianças e adolescentes no mundo (Foto: Lumos Estúdio)

Como é a vivência das ruas pelas crianças? Com uma altura média de 90 centímetros, os pequenos vivenciam a rua com uma perspectiva diferenciada - tanto porque as proporções dos objetos são maiores, quanto os próprios perigos de atropelamentos também. Sinistros de trânsito já são a principal causa de morte de crianças e adolescentes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, a Prefeitura do Recife se empenhou em fazer parte do Programa Street For Kids, da GDCI, referência global em desenhos de ruas. O objetivo é adaptar as ruas para brincadeiras com espaços lúdicos e seguros. Nesta sexta-feira (26) a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com a GDCI, realizou uma oficina com a comunidade escolar e dois colégios na Rua Silva Jardim, no Jordão, que receberá um projeto de rua adaptado para as crianças.

Na ocasião, profissionais como coordenadores pedagógicos, merendeiras, professores, funcionários de serviços gerais e secretários das duas escolas se reuniram para ouvir sobre a problemática da segurança viária para crianças e, ainda, para vivenciar a experiência da rua na altura delas. Com uso de um periscópio invertido, participantes foram às ruas caminhar enxergando a rua nas proporções dos pequenos.

"Foi interessante a atividade. A gente sempre vê as crianças andando por aqui, elas saem da escola e brincam à vontade na rua, quando chove fica com lama e é inseguro, realmente é preciso um espaço de lazer com segurança pra elas aqui", explicou a merendeira Maria Bethânia dos Passos, que trabalha na Rua Silva Jardim há cinco anos e também é moradora do bairro do Jordão.

Ao todo, 20 cidades no mundo participaram do projeto com treinamento técnico. Dessas, apenas dez cidades receberam o incentivo. No Brasil, apenas a capital pernambucana foi selecionada. “Cada vez mais cidades ao redor do mundo estão percebendo que precisamos criar ruas para as crianças”, disse Skye Duncan, Diretora Executiva da GDCI. “As 10 cidades selecionadas no programa deste ano têm demonstrado que estão pensando estrategicamente neste trabalho com vontade política e liderança para mudar essa realidade”, pontuou.

Construído em parceria com a comunidade, o projeto que vai transformar a Rua Silva Jardim, no Jordão, recebeu o incentivo do Programa Street for Kids e será implantado até o final de 2023. "O nosso objetivo nessa área é, principalmente, melhorar a experiência de crianças e dos cuidadores no acesso à escola e aumentar a oferta de espaços de permanência e de brincadeira para que as crianças tenham uma vivência mais intensa da cidade", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Atualmente, na Rua Silva Jardim, no bairro do Jordão, não possui calçamento, nem espaço de permanência ou de convivência. O projeto vai realizar o calçamento da via com uma ampliação de espaços para pedestres e, ainda, um ambiente lúdico para crianças, guiando os estudantes no caminho das escolas, localizadas nesta via. Entre os parceiros, estão a Emlurb, a Secretaria de Inovação Urbana e a Secretaria de Educação. Calcula-se, que, no horário de pico da via, que é durante a entrada e saída de duas escolas municipais, principais pontos de interesse da região, são beneficiados uma média de 1.200 pedestres, a maioria deles, crianças.

VIDAS SALVAS NO TRÂNSITO – O Recife tem implantado diversos projetos para fazer das ruas espaços mais seguros para crianças, isso levou à redução de 30% no número de feridos no trânsito entre 0 e 9 anos, entre 2020 e 2021. O que também tornou o trânsito mais seguro para todas as pessoas, reduzindo em 18% o número de vítimas fatais neste mesmo período. O uso de urbanismo tático para redistribuição do espaço urbano, ampliação de áreas de convivência, criação de espaço para pedestres e redução de velocidade média da via foi aplicado em áreas como Jardim Monte Verde, no Ibura, Rua da Palma, no bairro de Santo Antônio, Rua das Oficinas, no Pina, e, ainda, no Largo Dom Luiz, na entrada do Morro da Conceição.

RUAS DO RECIFE - O Manual de Desenho de Ruas do Recife, lançado em maio deste ano, identifica a "Rua" como um espaço de deslocamento, mas também de lazer, cultura, encontros e convivência. Dessa forma, os projetos viários têm cada vez mais o objetivo de convidar as pessoas a ocupar as ruas e, dessa forma, torná-las mais seguras a nível de segurança viária e pública.