NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.11 - 00h30

Arraial do Turista recebe dupla “centenária” na Praça de Boa Viagem

Na Noite dos 8 Baixos, Arlindo tocou ao lado de Camarão. Juntos, eles têm 100 anos de forró

Por José Gomes Neto

Numa apresentação no mínimo curiosa, Arlindo dos 8 Baixos recebeu como convidado especial no seu palco, na noite deste domingo (26), o também mestre Camarão. O animado público que prestigiou o disputado Arraial do Turista, na Praça de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, dançou ao ritmo dos acordes de dois sanfoneiros consagrados e experientes. Para quem não se ateve ao detalhe, ambos têm 50 anos de carreira e, portanto, juntos, podem ser considerados como os centenários dos 8 Baixos.

Há 11 anos consecutivos marcando presença no São João do Recife, Arlindo dos 8 Baixos apresentou todo o seu talento que o consagrou ao longo de sua virtuosa carreira. O sanfoneiro gravou 14 vinis e quatro CDs. Por 22 anos, ele era responsável por afinar a sanfona de ninguém menos que o mestre Luiz Gonzaga, com quem também fez históricas apresentações. “Também afino a sanfona de Dominguinhos”, contou Arlindo.

Em setembro próximo, Arlindo dos 8 Baixos lança mais um trabalho, o seu quinto CD: “No forró do mestre Arlindo”, que será promovido pela Companhia do Forró. Além de um DVD ao vivo e um livro. “Também vou lançar um disco de chorinho e outro de frevo”, revelou. Estes outros dois ritmos sempre fizeram parte de sua carreira, em paralelo ao forró.