NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.11 - 00h02

Última noite de shows na Praça do Arsenal é regada com muito forró

Festa no Recife Antigo atraiu excelente público. Balaio de Cheiro, Mandracatu, Banda de Pau e Corda e Xote Brasil foram as atrações

Por Jamile Conceição

O Recife ainda respirava forró e muito pé-de-serra nos vários polos do Ciclo Junino neste domingo (26). O encerramento do Arsenal do Forró, na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, atraiu excelente público, que se divertiu ao som de grupos locais.

A banda recifenses Balaio de Cheiro, que já gravou dois CDs divulgando o autentico forró pé-de-serra, foi a primeira a se apresentar e levantar a plateia. Em seguida, a segunda atração da noite, a banda Mandracatu ditou o ritmo. O grupo já tem 11 anos de carreira e traz em sua origem o Morro da Conceição, onde foi fundada com a finalidade de ajudar jovens da comunidade a entrar no ramo da música e, consequentemente, tornarem-se músicos profissionais.

A terceira atração da noite, a Banda de Pau e Corda, empolgou ainda mais o público. Formado por oito componentes e com trinta e nove anos de estrada, o grupo já fez apresentações na Argélia, participando de um congresso sobre a Desertificação do Planeta e da Virada Cultural,evento que acontece todo ano na cidade de São Paulo. No repertório, além do forró, canções como Ciranda do Mar e Praia encantada.

De acordo com o Roberto Andrade, compositor e músico da banda, o grupo já participa do São João do Recife há muito tempo. “Já temos o público certo em vários locais do Brasil e é sempre bom sentirmos que somos bem recebidos”, ressaltou.

As pessoas que compareceram ao polo curtiram bastante o evento e aproveitaram o resto da festa com um sentimento de saudade. “Todo ano eu participo das atrações juninas oferecidas pela Prefeitura, parece que é cada vez melhor. Desejo participar sempre deste tipo de festa”, falou Rita Francisca, 55 anos e moradora do bairro da Rosa e Silva.

O também recifense Francisco das Chagas, 24 anos, disse ser a primeira vez que participa da festa. “Vim aqui pela primeira vez e estou adorando. O evento é muito bonito e cheio de diversidade cultural”, falou. Para encerrar os festejos no polo, a banda Xote Brasil tocou e ainda conseguiu levantar o público.