NOTÍCIAS

| 27.06.12 - 18h55

Saúde promove capacitação para combater a dengue em canteiros de obras do Recife

Objetivo foi orientar técnicos de segurança do trabalho para evitar os focos da doença no ambiente de serviço

Por Junior Aguiar

Técnicos de segurança do trabalho receberam orientações para evitar os focos da doença no ambiente de serviço. Foto: Inaldo Lins

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (27) uma capacitação em combate à dengue para técnicos de segurança do trabalho da Moura Dubeux Engenharia. A sensibilização ocorreu na sala de treinamento de um dos canteiros de obras da construtora no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O objetivo da iniciativa foi orientar os profissionais para evitar a ocorrência de focos da doença em ambientes da construção civil e mesmo em seus domicílios.

Ministrada pela supervisora de Controle e Vigilância Entomológica da Saúde do Recife, Vânia Nunes, a palestra teve início com informações sobre o ciclo biológico do mosquito transmissor da dengue – que vai da colocação do ovo até a evolução para larva e o nascimento do Aedes aegypti. “Para eliminar ou evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor é preciso que o período de evolução seja interrompido pela adoção de procedimentos básicos para evitar água acumulada”, disse.

Na capacitação, os cerca de 40 técnicos de segurança presentes também aprenderam as recomendações específicas para seus locais de trabalho, que possuem diversos espaços favoráveis para a estocagem voluntária ou não de água. Entre eles estão caixas d’água, betoneiras, poços, cacimbas e entulhos. De acordo com Vânia, é permanente a parceria da Secretaria de Saúde do Recife com empresas como a construtora Moura Dubeux. “Além da conscientização dos trabalhadores nas obras, aproveitamos para orienta-los sobre a importância de praticarem as recomendações em casa”, ressaltou a especialista.

O coordenador de Segurança do Trabalho da Moura Dubeux Engenharia, João Carlos Côrte Real, comentou a importância da capacitação fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde. “A mobilização é essencial, principalmente no período de chuva. Os técnicos estão diariamente no canteiro de obras, então a oportunidade é positiva por que eles podem ser agentes multiplicadores não só no trabalho, mas também nas próprias residências. Essa parceria com a Prefeitura do Recife ajuda efetivamente na educação dos funcionários”, completou.

Durante a palestra os participantes interagiam trazendo dúvidas de como proceder para eliminar os focos de dengue. Eles ainda receberam informações sobre os sintomas mais comuns entre os doentes, quais medidas tomar e a atuação da Ouvidoria SUS Recife para repasse de informações e denúncia de possíveis focos do mosquito. O telefone do serviço municipal é 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.