NOTÍCIAS

| 27.07.12 - 16h42

Programa inédito no País de prevenção de acidentes de trânsito com trabalhadores ciclistas é lançado no Recife

Por Tádzio Estevam

Inédito no Brasil, programa visa a segurança no trânsito exatamente no dia em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Foto: Inaldo Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã desta sexta-feira (27), um programa inédito no País voltado para a segurança no trânsito exatamente no dia em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Trata-se da prevenção de acidentes que envolvem trabalhadores ciclistas. Atualmente os acidentes de trânsito contribuem em 20% das ocorrências ligadas ao trabalho que chegam às emergências públicas do Município. Para minimizar as causas e consequências dessa triste realidade foi elaborado o programa organizado pela Prefeitura do Recife com o apoio do apoio dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego de Pernambuco. O evento aconteceu na Praça do Carmo, centro da Cidade e contou com a presença do secretário da pasta municipal, Humberto Antunes.

De acordo com o secretário o programa tem como objetivo atuar na redução do número de acidentes de bicicleta no Recife, desenvolvendo uma estratégia de intervenção para prevenção dos acidentes de trânsito com trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte, visando à melhoria da qualidade de vida, redução dos acidentes e promoção da cultura de paz. “Uma das nossas preocupações é garantir a mobilidade urbana com segurança para a população. Por meio desse programa inédito no País, o Recife sai na frente no que se refere à segurança dos trabalhadores ciclistas, que utilizam a bicicleta para ir, vir e até mesmo trabalhar o dia todo com esse tipo de veículo”.

Para isso, as ações que compreenderão o programa consistirão na elaboração de um diagnóstico da situação dos acidentes de trânsito do Recife enfatizando as categorias que utilizam a bicicleta, o levantamento dos estabelecimentos regulados pela Vigilância Sanitária que utilizam a bicicleta como veiculo no transporte de alimentos e ou produtos, a capacitação dos inspetores da Vigilância Sanitária para monitorar, fiscalizar e sensibilizar dos trabalhadores que utilizam bicicleta no cumprimento das normas estabelecidas.

Além disso, outras ações também contemplarão o programa, segundo a coordenadora do programa de Prevenção de Acidentes da prefeitura, Carmelita Maia. “Focaremos nas ações de sensibilização dos trabalhadores para o cumprimento das normas de segurança no trânsito, da fiscalização do setor regulado quanto ao cumprimento das normas de segurança no uso da bicicleta para transporte de alimentos e ou produtos e na sensibilização dos alunos das escolas públicas municipais do Programa de Saúde na Escola (PSE), quanto ao uso seguro da bicicleta”, disse.

As ações agradaram os trabalhadores de cerca de 800 empresas que foram cadastradas para iniciarem o programa a partir de setembro deste ano. Ao todo, 500 trabalhadores serão sensibilizados e beneficiados com equipamentos de segurança. Além disso, os profissionais da prefeitura também atuarão nas escolas realizado um trabalho preventivo de educação no trânsito.

O programa contemplará quatro eixos: Diagnóstico da situação dos acidentes e das categorias que utilizam a bicicleta para o trabalho; Regulamentação das empresas juntamente com a Vigilância Sanitária nos cumprimentos das normas previstas para cada tipo de estabelecimento; Articulação Social, por meio da mobilização trimestral, via telefone, e-mail, dos ciclistas e dos representantes dos estabelecimentos cadastrados e contatados nos territórios de cada Distrito Sanitário do Recife; Educacional no qual haverá a sensibilização com apresentação de vídeos educativos e distribuição de um Kit de segurança (colete noturno refletivo, cartilha educativa e fitas refletivas).

Na lista dos órgãos que participam do planejamento e execução do programa estão as secretarias municipais de Saúde, com a Coordenação de Prevenção aos Acidentes e Violência (COPAV), Vigilância Sanitária e Coordenação de Saúde do Trabalhador (Cerest); Serviços Públicos, com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Direitos Humanos, além dos sindicatos dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sintel), dos Calçados e dos Bancários.