Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 27.07.16 - 16h13

Parceria entre Compaz e Mostra Brasileira de Dança leva espetáculos e ações para o Alto Santa Terezinha

No sábado (30), frequentadores do equipamento poderão assistir, às 11h, intervenção do balé Guaíra. Ação também contempla a campanha Adote uma bailarina ou um bailarino, para arrecadação de roupas e acessórios para os alunos do Centro Comunitário da Paz

 

Já consolidada no calendário cultural nacional, a Mostra Brasileira de Dança (MBD) chega à 13° edição com novas parcerias. O Centro Comunitário da Paz (Compaz), no Alto Santa Terezinha, é um dos espaços integrantes da MBD e receberá diversas atividades (todas gratuitas) dentro da programação que acontecerá entre os dias 29 de julho e 7 de agosto, no Recife. A Mostra reúne companhias, grupos, coletivos e artistas independentes do Brasil, além de contar com um programa pedagógico. O projeto tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), apoio da Prefeitura do Recife e Cepe.

A MBD descentraliza sua programação desde as primeiras edições e já realizou oficinas e workshops em lugares como Peixinhos, Arruda e Chão de Estrelas. Esta, porém, é primeira vez que o festival leva espetáculos para a periferia recifense. Abrindo a programação no Compaz, o Balé Teatro Guaíra (PR) – uma das mais importantes companhias do país -, realizará a performance Visita Guiada, no sábado (30), às 11h.

A companhia vai desenvolver a intervenção na Praça de Eventos propondo uma reflexão sobre a espetacularização das obras de arte, em especial do corpo do artista. Cada bailarino estará “exposto” para visitação e o público poderá explorar as obras com o auxílio de fones de ouvido. Com esse sistema de locução, o espectador entra na cena e tem autonomia para escolher, interagir e saber mais sobre o bailarino de seu interesse. A performance ajuda a romper as fronteiras entre público e obra, reconfigurando esta relação.

Já entre os dias 2 e 5 de agosto, o Centro Comunitário da Paz se configura como espaço pedagógico e abre as portas para receber a oficina As danças do Maracatu Rural e Cavalo Marinho na construção de um corpo, ministrada por Fábio Soares, integrante do Cavalo Marinho Estrela de Ouro e do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, de Condado (PE). A atividade será concluída no Paço do Frevo em um encontro entre os participantes das três oficinas da Mostra Brasileira de Dança. Os alunos serão levados até o museu, onde poderão também visitar o equipamento cultural.

Concluindo a programação de espetáculos e sediando o encerramento da MBD, o Compaz recebe o Dança Solidária, no dia 7 de agosto, das 10h às 12h. A manhã recheada de dança e ludicidade terá apresentações de seis grupos locais (Maysa Club, Cia de Frevo, Cia Babi Johari, Cia Ballet Fernanda D’angelo, Grupo Ária Clássico e Academia Fátima Freitas) e de professores do Centro (Ana Karolina - Dança do Ventre; Valdeck Farias - Dança de Salão; Sérgio Ricardo e Fabrício - Danças Urbanas; e Márcio Nascimento - Dança Contemporânea).

CAMPANHA - No encontro, que tem entrada gratuita, também haverá a conclusão da Campanha Adote uma Bailarina ou um Bailarino, importante iniciativa abraçada por esta parceria. A equipe da Mostra vai arrecadar roupas de balé que vão contemplar 122 alunos de dança do Compaz, numa faixa-etária entre 5 a 50 anos – sendo 2 meninos com idade entre 6 e 11 anos.

Os interessados poderão deixar as doações nas 8 casas de espetáculos que fazem parte da programação do festival, entre os dias 29 de julho e 6 de agosto. As doações -  sapatilhas, meia calça, collants, saias, redes de cabelo e calças para os meninos -, serão entregues aos alunos durante o Dança Solidária. 

O Compaz Alto Santa Terezinha fica na Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha.  https://goo.gl/SNHt3Q  

Mais informações sobre a programação do Centro: facebook.com/mostrabrasileiradedanca ou  www.mostrabrasileiradedanca.com.br

 

Serviço

13° Mostra Brasileira de Dança

Programação Compaz Alto Santa Terezinha

Sábado, 30 de julho, às 11h, Balé Teatro Guaíra (PR), Performance Visita Guiada, na Praça de Eventos Compaz. Gratuito

Terça (2) à sexta (5/8)

Oficina As danças do Maracatu Rural e Cavalo Marinho na construção de um corpo. Inscrições prévias: das 10h às 12h, na sala de dança. Gratuito

Domingo (7)

Encerramento – Dança Solidária – Conclusão Campanha Adote uma Bailarina ou um Bailarino. Das 10h às 12h, no Dojô do Compaz.

Suite La Fille Mal Cardée - Maysa Club (10 min.)

Pavão - Cia Babi Johari (5 min.)

Le Jardin Animé - Academia Fátima Freitas (8 min.)

Chicago - Cia Ballet Fernanda D’angelo (3 min.)

Variações Clássicas - Grupo Ária Clássico (10 min.)

Frevariando - Cia de Frevo (15 min.)

Sérgio Ricardo e Fabrício - Danças Urbanas

Confusões do Coração - Grupo de Jazz Heloísa Duque

Ana Karolina - Dança do Ventre

Valdeck Farias - Dança de Salão

Gratuito

*Pontos de arrecadação Campanha Adote uma Bailarina ou um Bailarino: Teatro de Santa Isabel, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Hermilo, Teatro Apolo, Teatro Arraial, Paço do Frevo, Espaço Experimental, Espaço Compassos e Coletivo Lugar Comum.