Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.07.16 - 21h19

PCR realiza capacitação para manicures no Dia de Combate às Hepatites Virais

No auditório do Forte das Cinco Pontas serão disponibilizadas doses da vacina para o público-alvo

 

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promove uma capacitação para manicures da cidade, quando chamará a atenção sobre a importância de prevenir a doença. A ação acontece, na quinta-feira (28), das 9h às 11h, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, com limite de 100 vagas. No local também haverá oferta de vacina de hepatite B.

“O público alvo da formação será manicures residentes em nossos distritos sanitários que serão capacitadas para levar a proposta de prevenção para seus atendimentos como profissional, visto que o alicate de unha é um instrumento em potencial para transmissão das Hepatites B e C”, comenta o coordenador do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Alberto Enídio da Silva.

A doença – As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E), que causam inflamação no fígado. Elas apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. As hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos: o grupo de transmissão fecal-oral (vírus A e E), cujo mecanismo de transmissão está ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal e à qualidade da água e dos alimentos. O segundo grupo (vírus B, C e D) possui diversos mecanismos de transmissão, como a sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis. Há também o risco de transmissão através de acidentes perfuro cortantes, procedimentos cirúrgicos, odontológicos e hemodiálises sem as normas adequadas de biossegurança.

Dados – No Recife, entre os anos de 2010 e 2016, foram notificados 3.289 casos de hepatites virais, com maior concentração dos casos para hepatite C (1.566) seguida pela hepatite B (1.208) e hepatite A (512), respectivamente.

Assistência – A rede municipal oferece testes rápidos para hepatites B e C na unidade de referência – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Gouveia de Barros, no Largo de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. Além disso, disponibiliza nas unidades de saúde vacina para hepatite A, para crianças de até dois anos, e hepatite B, para pessoas de qualquer idade. Esta última deverá ser feita em três doses, como preconiza o Ministério da Saúde, para garantir imunidade.