Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 27.07.18 - 16h48

Estudantes do Recife acompanham palestra motivacional de medalhista olímpico brasileiro

img_alt

O ex-maratonista paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima falou com os alunos sobre sua trajetória como atleta, incluindo suas dificuldades e vitórias (Foto: Cortesia)

 

O ex-maratonista paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima, de 48 anos, medalha de bronze pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, visitou na manhã desta sexta-feira (27), a Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco, em Jardim São Paulo. Na ocasião, ele ministrou palestra motivacional para cerca de 200 estudantes na faixa etária dos onze aos 15 anos. O evento integra o projeto Heróis do Atletismo, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Durante mais de uma hora, Vanderlei falou com os alunos sobre sua trajetória como atleta, incluindo suas dificuldades e vitórias; sempre passando a mensagem de que todos podem alimentar o sonho de um futuro melhor.

“Sou filho de mãe pernambucana e pai paraibano e nossa família se estabeleceu no interior do Paraná para trabalhar na lavoura, após fugir da seca do Nordeste”, lembrou. Primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na maratona olímpica (42 km), Vanderlei ficou conhecido em todo o mundo durante a reta final da prova em Atenas, quando estava na liderança. Na ocasião, ele foi segurado pelo irlandês Cornélius Horan, mas conseguiu se desvencilhar e prosseguir até a conquista do bronze. Na trajetória até a Grécia, ele também teve que se recuperar de uma fratura no ombro, em 2003, poucos meses antes de competir e conquistar o índice olímpico na Maratona de Hamburgo, quando conquistou o ouro.  

De acordo com o maratonista, nada lhe tira de foco. “Minha história não é muito diferente das dos alunos e alunas aqui presentes. Por isso meu recado é sempre de muito otimismo. Mas para vencer na vida é necessário muito comprometimento, disciplina e trabalho, sem nunca dá ouvido aos pessimistas”, garantiu. Os estudantes, que vibraram com a palestra, também ganharam de brinde uma bolsa, camiseta e boné personalizados do projeto.

Com os olhos brilhando de alegria, a estudante Thalia Estevam, de 12 anos, disse que gostou muito da palestra. “Foi uma conversa bem interessante, pois ele nos ensinou que devemos acreditar sempre em nós e quando cair se levantar e prosseguir”, ressaltou. Já Luan Leonardo, também de 12 anos, disse que a passagem que mais gostou foi quando Vanderlei pregou que a humildade e a persistência são os segredos da vitória. “Ele mesmo teve que superar muitos obstáculos para vencer. Acho que se você quer ser alguma coisa na vida não pode parar de lutar e acreditar nos seus sonhos”, frisou.

Satisfeito com o bom comportamento de seus alunos durante a palestra, o gestor da Escola Dom Bosco, José Gomes dos Santos, comemorou o resultado. “Ficamos felizes quando a Secretaria de Educação nos comunicou que a palestra seria na nossa escola. É um evento que ficará na história como marco de incentivo aos nossos alunos”, opinou. Representante da rede municipal de ensino no evento desta sexta-feira, Camila Medeiros ficou emocionada com a apresentação. “Eu sou técnica pedagógica do Núcleo de Educação Integral. Acho que este foi um momento riquíssimo de aprendizado para nossos estudantes, pois Vanderlei é um exemplo de vencedor e um mestre na capacidade de motivar as pessoas”, garantiu.